Secretaria de Meio Ambiente reforça os cuidados com o Aedes Aegypti

17/03/2022 | Por: Talisson Lange



Em virtude das constantes chuvas registradas no Município de Três Passos nas últimas semanas, e o forte calor sentido na pele de cada cidadão, uma luz de alerta é emitido pela Secretaria de Meio Ambiente, através das Agentes de Combate a Endemias (ACE), em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), Vigilância Sanitária e Secretaria de Obras e Viação.

O secretário de Meio Ambiente, Nader Ali Umar, e a Coordenadora da Vigilância Ambiental/Agentes de Endemias, Andrea Oliveira, concederam entrevista na Emissora de Rádio 92,5 FM (Alto Uruguai), destacando o trabalho intenso para manter os casos de dengue zerados em nosso município, solicitando que cada cidadão faça sua parte nos cuidados e limpeza de seus pátios.

A transmissão da dengue se dá pela picada da fêmea infectada do Aedes Aegypti, mosquito que costuma circular em regiões quentes e chuvosas. A água parada, como a que se acumula em pratos de vasos de plantas, calhas e garrafas no quintal, é o criadouro perfeito para a reprodução do inseto.

O ano de 2020 ficou historicamente marcado pela proliferação do mosquito Aedes Aegypti, quando foram notificados 507 casos de dengue, sendo 449 confirmados e quatro diagnosticados como Zika Vírus. Já em 2021, apenas três casos de dengue foram confirmados. Em 2022, os casos mantêm-se zerados na Capital da Região Celeiro.

Para este significativo resultado de diminuição no número de casos, é necessário muito trabalho e a colaboração da comunidade para:

- Tampar as caixas d'água;

- Não deixar água acumulada na laje;

- Manter os lixos fechados;

- Utilizar areia nos vasos de plantas;

- Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;

- Deixar as lonas esticadas;

- Retirar a água dos pneus;

A Administração Municipal reforça o pedido para que os munícipes de Três Passos façam a sua parte para a prevenção, e tome os devidos cuidados para a não proliferação do mosquito, e que recebam a equipe de agentes em suas residências quando for necessário.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 28/06/2024

Confirmados

0
Recuperados

0
Ativos

0
Hospitalizados

0
Aguardando Resultado
0
Óbitos

70