Temas: meio ambiente e turismo, abrem programação da 13ª FEICAP

16/04/2015 | Por: Elenara de Oliveira

A programação da 13ª FEICAP foi aberta nesta tarde, dia 16 de abril, às 15 horas, com a Assembleia do Consórcio Rota do Yucumã, na sala 100 da Unijuí, em Três Passos.

Na reunião foi apresentado o Estudo Técnico Preliminar de Avaliação da Influência das UHEs – localizadas a montante do Parque Estadual do Turvo – na oscilação do nível do Rio Uruguai no Salto do Yucumã. O estudo buscou dados que pudessem comprovar este impacto diretamente no Salto, trazendo prejuízos ambientais, incertezas para elaboração e consolidação de projetos turísticos na região.

O evento contou com a presença do presidente da 13ª FEICAP, Jader Barow; assessora de planejamento Maria Adelaide Hertz, representando o prefeito Municipal de Três Passos José Carlos do Amaral; do secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Juvir Costella; do presidente da Rota do Yucumã, prefeito de Redentora Marcos Giacomini, do presidente da AMUCELEIRO, prefeito de Esperança do Sul Roberto Prediger e de prefeitos, vereadores, secretários e comunidade em geral.

O presidente da 13ª FEICAP, Jader Barow, falou do trabalho para realização da feira que já vem sendo realizado há 2 anos. “Esta feira tem um caráter muito especial que é a retomada de todo o setor agropecuário, e nós temos o prazer de resgatar isso, até porque quando a feira surgiu a intenção era mostrar o potencial agrícola do município”, ressaltou. Ele lembrou que a feira completa 45 anos de história e traz uma inovação na questão dos shows nacionais realizados em uma área coberta.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Juvir Costella, disse que está comprometido com a Região Celeiro para desenvolver o turismo local. Sobre a construção das barragens ele salientou que: “não somos contra o desenvolvimento, contra a construção de barragens, mas sim, contra ao impacto que elas irão trazer.

Durante o evento aconteceu o lançamento o novo portal eletrônico da região, que tem a função de dar suporte aos municípios da região, assim como, ser uma ferramenta de pesquisa de qualquer parte do mundo. O endereço é: www.turismoyucumã.com.br

Por: Elenara de Oliveira

Jornalista Reg. Nº 17796