Todos contra dengue

15/04/2015 | Por: Elenara de Oliveira

- Município de Três Passos realiza ações de combate à dengue -

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos intensifica as ações de combate à dengue em função dos casos já notificados no Rio Grande do Sul, em municípios próximos à Região Celeiro.

Para isso vem realizando reuniões de trabalho com a equipe da Vigilância Ambiental que atua no campo, prestando orientações nas reuniões comunitárias e nos meios de comunicação, além das visitas domiciliares, principalmente nos locais mais críticos.

A partir do dia 24 de abril, o Município está programando um Mutirão de Limpeza envolvendo a comunidade em função de lixos acumulados e outras práticas que possibilitam o controle do mosquito transmissor da dengue.

Ainda, nos lugares mapeados pelos agentes da dengue, considerados pontos críticos, serão disponibilizados containers para a coleta adequada de materiais e entulhos que estão favorecendo a proliferação do mosquito.

Conforme o SISFAD – Sistema de Informação do PNCD, 92,4% das coletas positivas com Aedes Aegypti no município são realizadas dentro das residências. Isso mostra que o domicilio é o principal criadouro e, consequentemente, deve ser o local estratégico para as ações de controle.

Segundo a secretária Municipal de Saúde de Três Passos, Maria Helena Krummenauer, a forma mais efetiva de combater a dengue é não deixar o mosquito proliferar. “Cada um de nós deve fazer a sua parte. Receba bem seu agente de saúde, siga as orientações passadas por ele; não deixando o ambiente favorável para o mosquito se desenvolver. Seja um parceiro, ajudando a combater o mosquito da dengue”, enfatizou.