Três Passos inaugurou a 1ª Escola Cívico-Militar da Região Celeiro

24/02/2022 | Por: Talisson Lange

Um avanço importante para a educação a nível regional foi concretizado pela Administração Municipal de Três Passos, nesta quinta-feira, 24 de fevereiro: o ato inaugural da 1º escola cívico-militar da Região Celeiro.

A inauguração da Escola Municipal Cívico-Militar João Padilha do Nascimento contou com a apresentação do Projeto Cante e Encante e com a participação de diversas autoridades, representantes de entidades e da comunidade escolar, entre estes: do prefeito Municipal, Arlei Tomazoni; do deputado, Tenente Coronel Zucco; do comandante do 7º BPM, Major Diego Munari; do representante do Legislativo, vereador Osvaldir Urnau; da coordenadora da 21ª CRE, Ledi Daiana Diesel; da diretora da escola, Loreni Gay Backi; do representante da Associação de Moradores do Bairro Operário, José Flávio Marquesin; da presidente do CPM, Roselaine Veridiana Pabst; e do neto do patrono da escola,  Major Nascimento; do presidente do Sindicato dos Municipários, Eduardo Nunes da Silva.

A escola faz parte do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, inspirado no Programa Federal, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e com os municípios, na forma do Termo de Cooperação nº 161/2020, que apresenta um conceito de educação voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com a participação do corpo docente da escola e com apoio de policiais militares.

O prefeito Arlei, um dos grandes responsáveis em fazer acontecer o programa no município, agradeceu a todos que junto com ele sonharam e acreditaram na concretização dessa importante meta da atual gestão municipal. Em nome de todos que se envolveram, ele a professora Fátima Larssen, por ter encabeçado o projeto. Ainda, o prefeito salientou que “sonhamos grande e vamos em busca de realizar, como hoje, aqui na Escola João Padilha, onde realizamos mais um sonho”, acrescentando que “queremos ir além, e implementar em Três Passos uma escola militar de nível médio”, anunciou.

Em seu pronunciamento, o deputado Zucco, enfatizou que as escolas cívico-militares restabelecem o ensino de qualidade e sem ideologia para formar cidadãos íntegros. Ele finalizou dizendo que “humanizar o ambiente escolar é um dos principais motivos da nossa escola cívico-militar. Precisamos de escola de qualidade, mas principalmente, que valorize o nosso professor”.

O deputado Zucco foi o autor do Projeto de Lei nº 072/2019 que tornou possível aos municípios do RS, a adesão ao programa, a partir da assinatura de termo de cooperação.

O Programa - que fundamenta o seu projeto educacional em princípios, tradições e valores necessários ao desenvolvimento de atitudes e hábitos saudáveis à vida em sociedade – foi aderido pelo município de Três Passos após audiência pública através de Decreto Municipal nº 051/2021.

Atualmente a Escola Cívico-Militar João Padilha do Nascimento conta com 277 alunos matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e mais 109 alunos matriculados na pré-escola.