Administração Municipal participa do 10° Grito de Alerta

16/02/2022 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos está participando do 10º Grito de Alerta: “Chega de promessa, queremos ação!”. O vice-prefeito, Rodrigo Ipê, o secretário de Agricultura, João Thiesen, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Passos, e associados, estão nesta quarta-feira (16), em Ijuí, para defender suas reivindicações.

O 10° Grito de Alerta visa chamar a atenção da sociedade em geral para a realidade vivida pela agricultura e pela pecuária familiar no Rio Grande do Sul, que vem enfrentando sérias dificuldades para produzir alimentos e obter recursos para a sua própria subsistência.

Nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, os(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares sentiram na pele os efeitos do aumento no custo de produção de todas as cadeias produtivas devido à forte alta em insumos como ração e os defensivos agrícolas, elevação no preço da energia elétrica, desvalorização do salário mínimo e das aposentadorias, a falta de infraestrutura de internet, sinal de telefonia e de estradas em boas condições e outros.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Três Passos, as principais reivindicações é a política de preços dos combustíveis, diminuição do custo de produção, mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA).

O secretário de Agricultura, João Thiesen, acredita que seja necessário atender às reivindicações dos agricultores, principalmente ao incentivo à juventude rural, crédito diferenciado para eles, valorização da educação do campo e do salário mínimo e o retorno do subsídio para a energia elétrica no meio rural. “São reivindicações básicas para que o produtor rural possa continuar alimentando o país com dignidade”, completou.

O vice-prefeito, Rodrigo Ipê, a violência doméstica contra a mulher é uma pauta muito relevante. “Esta deve ser uma luta permanente, pois os casos aumentaram consideravelmente, e muitas mulheres sofrem e não sabem como sair dessa situação delicada”, relatou.

A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) é uma das principais ferramentas para iniciar o acionamento de toda a rede de proteção às pessoas em situação de violência. Violência é toda ação que importe na lesão de direitos, causando danos ou sofrimento físico, psicológico, sexual ou ainda que contra a vida.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024