Por que pessoas vacinadas estão pegando Covid?

17/01/2022 | Por: Talisson Lange

Não, não é falha do imunizante – e muito menos significa que as pessoas não devem se vacinar.

As vacinas foram desenvolvidas, principalmente, para a prevenção de casos mais graves da doença, reduzindo assim o risco de internações e óbitos. Por isso, mesmo vacinadas, as pessoas ainda podem pegar Covid-19, especialmente porque a Ômicron aparenta ser mais transmissível do que outras variantes do coronavírus.

O aumento recente do número de casos pode ser explicado pelo período de Natal e Ano Novo, quando muitas pessoas se aglomeraram em festas, o que aumenta o risco de transmissão. Além disso, a imunidade do indivíduo vacinado pode cair com o tempo, motivo pelo qual a dose de reforço é tão importante para a segurança de todos.

Estudos apontam que pessoas vacinadas possuem carga viral mais baixa, transmitindo o vírus para uma quantidade menor de pessoas. Ou seja, a vacina é, sim, muito eficiente.

Lembrando que a vacinação segue intensa em Três Passos, e você pode acompanhar o cronograma de vacinação nas redes sociais da Prefeitura Municipal. Dúvidas? entre em contato através do 3522-0436, no CIAC/SUS.