Vacinação de cães contra a cinomose foi um sucesso

11/01/2022 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias de Saúde e Agricultura, promoveu nesta terça-feira (11), a primeira edição da “Campanha de Vacinação contra a Cinomose”, e o fornecimento de um comprimido que atua contra carrapatos e pulgas.

A ação contou com a colaboração da ONG Apassos e o Médico Veterinário Cleberson Visnieski, os quais auxiliaram na aplicação de 200 doses do imunizante antes do horário definido, surpreendendo os organizadores.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Nader Ali Umar, esta ação é muito importante, haja visto a necessidade de prevenção contra esta doença. “Vamos levar esta campanha para todos os bairros. Iniciamos no Bairro Frei Olímpio, por conta de uma possível incidência da doença neste local”, explicou.

Segundo a Médica Veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Juliana Thais Schuh, cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cães causada por um vírus. "Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla", completou.

A aplicação desta vacina e o fornecimento do comprimido são gratuitos, além de o proprietário dos cães levar consigo uma carteirinha comprovando a imunização. Novas edições serão realizadas e serão divulgadas através das redes sociais da Prefeitura Municipal, e imprensa local.