Administração Municipal busca informações sobre o programa Protetor das Águas

15/12/2021 | Por: Talisson Lange

A administração municipal de Três Passos, através das secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Agricultura, está buscando exemplos de bons projetos desenvolvidos por todo o Estado do Rio Grande do Sul.

O secretário Nader Ali Umar (Planejamento e Meio Ambiente) e João Carlos Thiesen (Agricultura), estiveram visitando o município de Vera Cruz, quando na oportunidade dialogaram com os funcionários municipais Martin e Tanise, sobre o tratamento e a distribuição de água, e saneamento básico pela Secretaria Municipal de Águas e Esgotos (SEMAE).

O programa “Protetor das Águas” iniciou em 2011, em parceria com a Philip Morris Brasil, com uma proposta simples: reunir mais de 60 proprietários de áreas que preservam nascentes e áreas rurais em 68 propriedades às margens do Arroio Andréas.

Como incentivo, os produtores recebem o Pagamento por Serviços Ambientais – PSA, realizado anualmente, onde cada produtor recebe R$ 200,00 na adesão ao programa, e mais R$ 325,00 por hectare preservado, além da isenção da tarifa de água, cerca de R$ 500,00 por ano.

Conforme o secretário Nader, ao todo são mais de 100 nascentes protegidas, em 144 hectares de terra, onde foram construídos 21 quilômetros de cerca para o isolamento das áreas.

“Este é um belo exemplo de como preservar a biodiversidade local, aumentando consequentemente, a vazão média do manancial e melhorando a qualidade da água recebida na Estação de Tratamento de Água -  ETA, o que gera diminuição e economia de produtos químicos utilizados para o tratamento”, completou o secretário.

A estação abastece cerca de 70% da população urbana do município de Vera Cruz, totalizando cerca de 10.000 usuários da água tratada na ETA. Essa água é oriunda do Arroio Andréas, onde se preserva e recupera as fontes mantenedoras da Bacia Hidrográfica através do Programa Protetor das Águas.

Este programa é financiado pela Philip Morris Brasil, o qual é realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, com apoio do Município de Vera Cruz, Agência Nacional de Águas – ANA, Comitê Pardo, Associação dos Fumicultores do Brasil – Afubra, Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco – Sinditabaco e Emater/RS-Ascar.