A Secretaria de Agricultura entrega mais de 42 mil alevinos neste ano aos piscicultores de Três Passos

24/11/2021 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos vem estimulando a diversificação das atividades no meio rural, sendo a piscicultura uma delas, e esta vem crescendo e se profissionalizando ano a ano.

Na última sexta-feira (19), foram entregues aproximadamente 5 mil alevinos, totalizando 43 mil alevinos de 9 espécies (número este que representa mais da metade dos 70.800 que foram entregues nos últimos quatro anos), que beneficiaram 150 piscicultores três-passense em 2021. Destacam-se as espécies de tilápia com 21 mil alevinos, ou seja 49% da preferência, e carpas com 16 mil alevinos, 37%.

No Brasil, a tilápia está presente em praticamente todas as regiões do país, colocando o Brasil como 4º produtor mundial.  Apesar do expressivo número de propriedade de piscicultura, apenas 10% declaram que comercializam peixes formalmente, provavelmente por não estarem enquadradas legalmente do ponto de vista fiscal e ambiental para a produção e comercialização.

Neste sentido, a Administração Municipal de Três Passos, encaminhou à Câmara de Vereadores legislação pertinente a fim de estimular tanto a regularização ambiental como emissão de notas fiscais, dentre outros.

Trabalhar a qualificação do produtor e da sua propriedade, através de conhecimento, incentivos e programas para a diversificação da matriz produtiva, é o objetivo da Administração, no intuito de ampliar e profissionalizar o setor da piscicultura em nosso município.