Seminário dos Programas do Ministério da Mulher acontece em Santa Rosa

17/11/2021 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos, representada pelo vice-prefeito e Secretário de Assistência Social, Rodrigo Ipê, esteve na cidade de Santa Rosa na tarde de terça-feira (16), para participar do Seminário dos Programas do Ministério da Mulher.

O evento ocorreu às 14h, no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, e contou com a presença da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e do Deputado Federal Osmar Terra.

O vice-prefeito Rodrigo Ipê, conta que foi uma honra conhecer um pouco das ações desenvolvidas pelas instituições sociais, junto com prefeitos, gestores municipais, vereadores e representantes de inúmeros conselhos.

A ministra ressaltou a importância de os gestores locais reavaliarem as ações executadas, especialmente no que se refere ao fortalecimento de vínculos familiares e à proteção de crianças e adolescentes. “Estamos trazendo as famílias para o foco das políticas públicas. Devemos nos questionar como a nossa prática está fortalecendo essas pautas”, apontou Damares.

A ministra ainda falou sobre o crescente número de casos de violações contra idosos em todo o país – no estado gaúcho, mais de 4,1 mil denúncias de violência contra este público. “Tem idosos acorrentados, no fundo do quintal, apanhando, sendo xingados, humilhados e vítimas de fraudes. Vamos mandar um recado para os agressores de idosos: acabou para vocês”, enfatizou a ministra.

O presidente da Amufron, João Rudinei Sehnem, destacou que os prefeitos da região têm o dever de se abrir às ações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “É uma política voltada para toda a família, para as crianças, idosos, jovens e mulheres. É o mais essencial cuidar da família. Temos a necessidade de dar continuidade a essas ações nos nossos municípios”, afirmou.

Proteção à criança e ao adolescente

Somente em 2021, o Rio Grande do Sul já registrou mais de 3,5 mil casos de violência contra crianças e adolescentes. A titular da Pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ressaltou que chegou a hora de dar um basta na violação de direitos. “Viemos aqui também propor um pacto pela proteção das crianças, que estão sendo tão atacadas. As modalidades de violência têm se multiplicado e os nossos desafios são outros, como o crime sexual. Juntos devemos proteger as crianças da região”, disse.