Citegem de cara nova presta contas

25/10/2021 | Por: Talisson Lange

Gestão responsável gera economia e realiza investimentos nestes primeiros 10 meses à frente do Consórcio

A diretoria do Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional (CITEGEM), com sede no município de Bom Progresso, na BR 468, comemora os resultados desses primeiros 10 meses de gestão.

São resultados, que o presidente, prefeito de Bom Progresso Armindo Heinle, juntamente com os demais membros da diretoria, vice-presidente, prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel; secretário, prefeito de Crissiumal, Marco Aurélio Nedel; tesoureiro, prefeito de Três Passos, Arlei Tomazoni; e do coordenador, Gilberto Knorst (Kina); faz questão de prestar contas à comunidade.

Uma gestão comprometida e séria, que trouxe uma cara nova ao Citegem, e que hoje tem muitas ações a serem mostradas. Essas ações, conforme destaca o presidente, prefeito Armindão, foram realizadas com foco em melhorar a infraestrutura do local, o ambiente e dar mais segurança de trabalho aos colaboradores, além de gerir com responsabilidade os recursos financeiros do consórcio.

“O objetivo do Citegem é dar a destinação final dos resíduos urbanos dos municípios consorciados, sob a premissa do desenvolvimento sustentável, entretanto, entendemos que efetuar melhorias no local, é de fundamental importância para que isso ocorra com mais eficiência”, ressaltou o prefeito.

Nestes 10 meses de gestão, com recursos próprios e frutos da economia realizada, a diretoria adquiriu uma escavadeira hidráulica ano 2013; adquiriu uniformes aos funcionários; reformou e remodelou todo o escritório com mobiliário novo; foi procedida a recuperação de toda parte elétrica, parte do telhado e a compra de uma esteira coletora de resíduos, danificados pelo sinistro ocorrido em setembro deste ano.

Ainda, está em fase de construção dois pavilhões de 150 m² cada um, o que vai possibilitar a ampliação das instalações e consequentemente oferecer um melhor serviço aos consorciados.

*GESTÃO RESPONSÁVEL QUE GERA RESULTADOS

O consórcio é composto pelos municípios de Bom Progresso, Braga, Crissiumal, Campo Novo, Coronel Bicaco, Esperança do Sul, Humaitá, Sede Nova, São Martinho, São Valério do Sul, Tiradentes do Sul e Três Passos.

São estes municípios que mantém o Citegem subsidiando com uma cota mensal proporcional ao número de habitantes. Também, os recursos para manter o consórcio são oriundos da comercialização de materiais recicláveis, que passou de R$ 30 mil arrecadado com as vendas em gestões anteriores para R$ 160 mil mensal, atualmente.

Resultado que mostra o empenho da gestão, que hoje está com um caixa de R$1.150.000,00 (um milhão, cento e cinquenta mil reais) e muitas metas para melhorar cada vez mais o serviço.

*GRANDE META DA GESTÃO

A diretoria finaliza a prestação de contas, reiterando o compromisso com os municípios e região, destacando que, entre os seus objetivos, está o de continuar melhorando a infraestrutura do local, para que de forma sustentável, possa desenvolver e implantar iniciativas e realizar ações, que impactem positivamente nas comunidades em que o Citegem está inserido.

Segundo o prefeito Armindão, a grande meta dele e da sua diretoria é transformar uma parte de todo o lixo entregue ao Citegem em energia, com a aquisição de um biodigestor.

“Queremos investir na aquisição de um biodigestor, o que vai gerar energia, colaborar com o meio ambiente, e ainda, gerar mais emprego e renda ao consórcio”, finalizou.

O sistema do biodigestor, além de oferecer uma destinação adequada aos resíduos orgânicos, traz uma grande vantagem para o meio ambiente, contribuindo para diminuição do efeito estufa. Outros benefícios gerados pelo uso do biodigestor são a energia renovável gerada pelo biogás.