Administração Municipal trabalha no Projeto Horta Escolar Comunitária

14/10/2021 | Por: Talisson Lange

A UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) juntamente com a Administração Municipal, e Secretarias de Educação, Cultura e Desporto, Saúde, Obras e Viação, Agricultura, Meio Ambiente e Assistência Social de Três Passos, estão desenvolvendo o Projeto Horta Escolar/Comunitária de base ecológica.

Na manhã desta quinta-feira (14/10) o projeto foi apresentado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) 25 de Julho, para direção, coordenação, representação de alunos, professores e presidente do Bairro, Osvaldo Ricardo Schlemer.

O objetivo deste projeto são:

• Implantar e conduzir uma horta escolar/comunitária, de base agroecológica, nas proximidades da EMEF 25 de Julho, com a participação de integrantes do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar;
  • Promover a segurança e a soberania alimentar à comunidade escolar e à comunidade do Bairro Glória com a produção e oferta de hortaliças produzidas através do manejo de base agroecológica;
  • Caracterizar o processo de aquisição, preparo e oferta de alimentos na EMEF 25 de Julho;
  • Difundir a Agroecologia junto à comunidade escolar, comunidade acadêmica da Uergs e comunidade três-passense em geral;
  • Estimular a instalação de hortas domésticas pelas famílias da comunidade do bairro e arredores;
  • Promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade em geral envolvida no projeto através de uma alimentação mais saudável;
  • Desenvolver a Educação Ambiental;
  • Promover a integração Universidade, Secretarias Municipais de Três Passos e Sociedade.

A Administração Municipal, através das secretarias envolvidas, entende que unir frentes de trabalho com a universidade, escola, projeto Semeando e os munícipes, é a possibilidade de desenvolver um projeto benéfico para a comunidade. Após as colocações em sala de aula, os integrantes deste projeto se deslocaram até o local onde será construída a hora comunitária.