Executivo Municipal busca melhorias para educação em evento promovido pelo MEC e FAMURS

04/10/2021 | Por: Talisson Lange

Com o intuito continuar promovendo o desenvolvimento do setor educacional no Município de Três Passos, o Executivo Municipal, representado pelo prefeito, Arlei Luis Tomazoni, e o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Nader Ali Umar, juntamente com o prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tissott, estão participando nesta segunda-feira (04/10), da Expogramado, na cidade de Gramado.

O evento, intitulado “Melhorias na Educação: atendimento aos prefeitos do Rio Grande do Sul”, é promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Durante o evento, que tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre programas, políticas públicas e prestação de contas dos municípios na área da Educação, as prefeituras poderão conhecer as plataformas de serviços FNDE/MEC, possibilitando o desenvolvimento da educação local e o aprimoramento da gestão educacional.

Conforme ressalta o prefeito Arlei, “a administração municipal busca estar alinhada com as ações da educação em todas as esferas de governo, para termos mais eficiência no atendimento aos estudantes”.

Entre os assuntos abordados estão o funcionamento do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC); o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); o Plano de Ações Articuladas (PAR 4); captações de recursos para as escolas, entre outros temas. Também haverá a assinatura simbólica das Atas de Registro de Preços dos ônibus escolares.

O encontro prossegue durante à tarde e conta com a participação de prefeitos de todo o Rio Grande do Sul, além do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente do FNDE, Marcelo Lopes e do anfitrião, prefeito de Gramado, Nestor Tissot.