Secretarias de Meio Ambiente e Educação, Cultura e Desporto promovem o Programa “Arborizando Minha Escola”

30/09/2021 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos, através das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, Cultura e Desporto, promoveram na terça-feira (28/09), uma ação em virtude do Dia da Árvore, comemorado anualmente no dia 21 de setembro.

O programa “Arborizando Minha Escola”, proporcionou aos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Ildo Meneghetti e João Padilha do Nascimento, um dia de visita ao viveiro municipal, onde a Paisagista da Prefeitura Municipal, Sandra Márcia Silva, dialogou com os estudantes sobre a importância da arborização.

“Nós tivemos momentos muito bons, é necessário poder levar os estudantes para perto da natureza, e de forma didática poder explicar os benefícios para a natureza em ter árvores plantadas em casa, no passeio e em toda a cidade”, afirmou Sandra.

As professoras da Escola Ildo Meneghetti, das turmas do 4º ano, Mariane Caciamani e Ivanete Frizzo Metz, e a monitora de aluno especial, Claudia Luiza do Prado, salientaram que é importante oportunizar aos alunos momentos como este, onde se pode conhecer o espaço onde as flores e árvores que embelezam nossa cidade são cultivadas, além de adquirir conhecimentos referente à arborização no espaço urbano, destacando as espécies adequadas a cada ambiente.

O 7º ano B, da Escola João Padilha do Nascimento, representada pela professora Carline Petry, fez o reconhecimento do local, quando a Paisagista Sandra explicou o seu funcionamento, e fez menção ao projeto pelo qual estavam vivenciando – o plantio de árvores dentro da cidade, alusivo ao dia da árvore.

A paisagista manifestou a importância do plantio adequado, das espécies e da reposição das árvores dentro da cidade, para uma melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Explicou para todos, sobre quais as espécies mais adequadas para serem utilizadas dentro da cidade devido ao seu porte e enraizamento. “Vendo o interesse por parte dos alunos, podemos notar que a geração que está aí, está se sensibilizando, mudando de atitudes e seu olhar em relação ao meio ambiente”, complementa a professora Carline.

Ao final, a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou mudas de árvores para serem levadas pelos alunos, com a finalidade de serem plantadas em seus passeios e pátios. A Escola Ildo Meneghetti disponibilizou aos alunos um espaço em frente ao educandário, onde juntos, realizaram o plantio de uma árvore, enfatizando para os estudantes sobre a importância de termos um ambiente saudável e um ar menos poluído.