Administração Municipal promove reunião para discutir o programa “Pró-peixe”

10/09/2021 | Por: Talisson Lange

Com iniciativa da Administração Municipal de Três Passos, grupos estão sendo criados para discutir sobre diversos segmentos no que tange a diversificação da matriz produtiva. Um dos grupos discute o “Pró-peixe”, Programa Municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura do Município de Três Passos.

O segundo encontro deste grupo foi realizado na quinta-feira (09/09), e marcou a presença do Prefeito Arlei Luis Tomazoni, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulo Satler, os piscicultores Carlos Renz, Daniel Hass, Daniel Becker e Gerson Tiecker, Técnico Agrícola, Marlos Schönhalz, Subcomandante da PATRAN, Raquel Pereira, o Coordenador da Unijuí – campus Três Passos, e o vereador Diego Maciel.

Tendo em vista que o Brasil é um país om tamanho continental e apresenta características hídricas de rios, lagos e região costeira favorável para exploração de pescados, a Administração Municipal sente que é necessário um planejamento estratégico para a piscicultura, sendo observado os pontos fracos, fortes, ameaças, oportunidades e alinhamento da lei/regulamento com estímulos municipais para o setor, juntamente com parcerias estratégicas para o desenvolvimento da piscicultura comercial como foco.

A preocupação constante das pessoas pela saúde e qualidade de vida têm influenciado indivíduos a mudanças de hábitos de consumo. A carne de peixes por suas características pode ser uma aposta neste novo cenário em constante transformação, alinhando assim a expectativa do mercado a expectativa das organizações, sendo viável a ambos e satisfazendo as necessidades mutuamente, tanto de sobrevivência e crescimento das organizações como atendendo as necessidades e desejos do consumidor.

A produção de peixes têm despertado o interesse de inúmeras pessoas, a Tilápia mostrou-se um peixe rústico, adaptável e ganhou mercado na preferência pela sua carne. Esta espécie representa atualmente por 51,7% da produção nacional de peixes de cultivo, mantendo o Brasil na 4ª posição mundial.

Diante deste cenário favorável o município de Três Passos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, busca estimular o cultivo de peixes para fins comerciais. O setor necessita de maior atenção e investimento das instituições municipais, Estaduais e Federais, com um olhar sistêmico e integrador de toda cadeia produtiva do setor, além do comprometimento de todos os atores sociais ligados a aquicultura.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024