CRAS apresenta dados referente aos trabalhos do primeiro semestre de 2021

31/08/2021 | Por: Talisson Lange

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada das famílias para a Política de Assistência Social. É uma unidade de proteção social básica do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos sociais das famílias e/ou indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.

Neste período de pandemia, o CRAS não deixou de realizar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, sempre atendendo a população, tanto remotamente, quanto presencial, bem como, dentro de suas possibilidades e limitações continuou realizando atividades de grupo, dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Todas as atividades e ações continuaram acontecendo, porém, todas com adaptações recomendadas pelas autoridades de saúde.

Desta forma, foram realizados pelo CRAS no primeiro semestre deste ano: 693 atendimentos técnicos sociais; 172 atendimentos/acolhimentos/ações psicológicos; 56 visitas domiciliares. Foram atendidas 264 famílias dentro da Campanha do Agasalho, beneficiando aproximadamente 1.056 pessoas. Foram encaminhados 16 Benefícios de Prestação Continuada – BPC LOAS, realizados atendimento há mais de 400 demandas oriundas do INSS; 15 auxílio natalidade e 450 outros benefícios eventuais (documentos, auxilio alimento).

Estão acontecendo ainda atividades remotas com grupos de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, totalizando 79 envolvidos (55 famílias), bem como retorno de atividades presenciais de recreação e ginástica com idosos em 05 bairros (Sulserra, Operário, Érico, Weber e Feicap) e os 03 Lares de Idosos do Município, envolvendo mais de 100 idosos. A oficina de costura, do SCFV também está com atividades presenciais, envolvendo 06 mulheres.

Está previsto para o segundo semestre curso de informática em parceria com o SENAR, que servirá como parâmetro para retorno dos cursos rápidos de qualificação profissional para o ano de 2022.

O CRAS possui Normas, Orientações Técnicas e Equipe Técnica capacitada, sendo eles oriundos de concurso público e processo seletivo que permitem que seus serviços continuem sendo ofertados à população, de forma adaptada ou não, independente de períodos ou situações de emergência, calamidade pública ou mudanças na estrutura administrativa.