Três Passos decreta situação de emergência em decorrência da estiagem

31/08/2021 | Por: Talisson Lange

As Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente indicam que continuamos vivenciando um prolongado período de estiagem, que resultou na secagem, esvaziamento ou redução drástica nos níveis de todos os poços artesianos na área rural do Município de Três Passos, que abastece a população, causando falta de água potável e consequentemente severo racionamento por parte de toda a população da área rural.

Dados das secretarias apontam que estes atingidos pelo racionamento de água resultam em um número aproximado de 4.911 pessoas, ou seja, toda a população rural do município. Dentre estes moradores, além do racionamento de água potável, 200 famílias, espalhadas por todo o interior, sendo aproximadamente 800 pessoas, tiveram um dano mais severo, ficando completamente sem água para o consumo humano, necessitando o auxílio da Prefeitura Municipal para sua subsistência.

Tendo em vista esta situação, o Prefeito Municipal de Três Passos, Arlei Luis Tomazoni, declara situação de emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem, pois a redução das precipitações pluviométricas e a ausência de chuvas previstas para a temporada causaram o comprometimento das reservas hidrológicas locais, e consequentemente dano humano no tocante ao abastecimento de água potável. “Nós disponibilizamos todo o aparato disponível para minimizar os efeitos deste desastre, e damos total assistência aos afetados”, completou o Prefeito Arlei.

Este decreto tem validade por 180 dias e entra entrou em vigor nesta segunda-feira (30/08). Segundo a Emater, essa situação de racionamento cessará após a ocorrência de chuvas que reponham as reservas hídricas destes poços que abastecem as comunidades rurais.

Os prejuízos causados pela estiagem que atinge o Município de Três Passos afetam todo o setor agropecuário. O setor leiteiro, até o momento, teve perda de 10%, com valor total de R$ 1.170.724,00. O Milho Grão Safra Normal teve perda de 10%, com valor total de R$ 1.058.400,00. O Milho Silagem também teve quebra de 10%, com R$ 176.400,00 de prejuízo. Já o Trigo, teve redução de 8%, com prejuízo financeiro de R$ 1.512.000,00. O laudo técnico realizado pela Emater sobre os prejuízos que a estiagem proporcionou ao município dá conta de que até agora foram R$ 3.917.524,00.

A estiagem e suas consequências não tiveram reflexos significativos nas demandas acolhidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, porém, se esta situação de escassez de chuvas perdurar, poderá haver reflexos maiores, não somente na falta de água potável, como também o aumento ao acesso por benefícios socioassistenciais.