Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar fortalecendo as relações nas Escolas do Campo

18/08/2021 | Por: Talisson Lange

A Educação do Campo é entendida como uma proposta diferenciada, de valorização das famílias que residem na área rural, visa garantir o direito constitucional à diversidade, o empreendedorismo e o estímulo à sucessão rural. As aulas técnicas do programa, tiveram início na primeira quinzena do mês de agosto, atividade esta que contribui para construção do projeto de desenvolvimento que efetivamente contribuirá com o processo ensino aprendizagem dos educandos.

O Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, Lei Municipal n° 4.091 de 22 de agosto de 2007, se apresenta com metodologias inovadoras, tecnológicas, contemplando as competências da Base Nacional Comum curricular -  BNCC a serem desenvolvidas nas escolas do campo e tem como objetivos gerais:

Valorizar a comunidade local e os profissionais envolvidos; Implantar a horta escolar; Promover a Educação Ambiental; Compreender a agroecologia; Trabalhar a Educação Fiscal; Desenvolver o empreendedorismo rural; Incentiva o associativismo; Estimular a cadeia produtiva, produção, armazenamento e comercialização de produtos da Agricultura Familiar; Desenvolver atividades economicamente rentáveis; Ampliar a qualidade de vida; Estimular a sucessão rural.

Inicialmente serão mais de 120 alunos atendidos, de sexto a nono ano do ensino fundamental, através das seguintes escolas e técnicos parceiros da Secretaria Municipal de Agricultura:

EMEF José de Anchieta - Bela Vista. Eng. Agrônomo Evandro Colombo e veterinária Juliane Schu.

EMEF Bispo Pedro Fernandes Sardinha – Barra Romana. Eng. Agrônomo Evandro Colombo e veterinária Juliane Schu.

EMEF Dom João Becker – Santo Antônio. Técnico Joel Locatelli.

EMEF Guia Lopes – Floresta. Técnico jair Locatelli.

EMEF Wally Elisa Hartmann – Alto Erval Novo. Eng. Agrônomo Marcelo Vital Larssen.

A Administração Municipal de Três Passos através das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Desporto, Agricultura e Saúde tem incentivado e oportunizado ferramentas e meios para a retomada do programa e cada escola apresentará seu Plano de Metas, elaborado com a participação dos envolvidos com o Programa: técnicos das secretarias, gestores, professores, alunos, pais e lideranças, que participarão dos momentos de planejamento, execução e avaliação. No plano de metas constará as principais ações a serem desenvolvidas durante o ano, partindo da realidade onde a escola está inserida.

A secretaria de Educação, Cultura e Desporto entregou a todos os alunos um kit de material escolar com o slogan do programa, fará aquisição de equipamentos e insumos e possibilitará a construção de estufas, bem como disponibilizará de transporte para as visitas técnicas.

O Prefeito Municipal de Três Passos, Arlei Luis Tomazoni, desde o início de seus trabalhos, em conjunto com toda a equipe técnica que está apta a desenvolver este projeto, tinha a intensão de retomar as aulas do Programa Semeando, pois um dos anseios desta administração é desenvolver ao máximo o Município de Três Passos, sendo um dos pontos principais, o setor agropecuário, com projetos, diversificação da matriz produtiva, estradas de qualidade, diálogo e assistência ao produtor.