Coordenadoras Culturais do Município de Três Passos participam de capacitação

12/08/2021 | Por: Talisson Lange

Ocorreu nos dias 10 e 11 de agosto, nas dependências do auditório Sicred, destinado aos Dirigentes Municipais de Cultura dos Municípios das Associações da AMUCELEIRO e AMZOP, o curso de “Sistema Municipal de Cultura”. Através da Escola de Gestão Pública da FAMURS, as Coordenadoras Culturais, Andrea Baraldi, Jucemara Tomazoni e Zenaide Tom, estiveram participando da capacitação.

O curso abordou a implementação do Sistema Municipal de Cultura, quais suas etapas, elementos e importância para o desenvolvimento humano e econômico, na busca do pleno exercício dos direitos culturais e do acesso aos bens e serviços culturais. Ofereceu instrumentos para a implementação de todas as etapas do sistema, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Fundo Municipal de Cultura e Plano Municipal de Cultura, buscando assim, sensibilizar para a importância de se estabelecer um processo democrático de participação na gestão das políticas e dos recursos públicos na área cultural.

A ministrante da capacitação foi Joyce Aline dos Reis, gestora municipal de cultura no município de Rolante, na pasta desde 2006. Ela instituiu e implemento o sistema de cultura e também prestou assessoria neste processo em diversos outros municípios do estado.

Outro objetivo da capacitação, foi o desenvolvimento da articulação e implementação das políticas públicas que promovam a interação da cultura com as demais áreas sociais, destacando seu papel estratégico no processo de desenvolvimento, criando instrumentos de gestão para acompanhamento e avaliação das políticas públicas de cultura desenvolvidas no âmbito do Sistema Municipal de Cultura, destacando sempre a importância de orientar para a adesão municipal ao Sistema Estadual e Nacional de Cultura.