Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo realiza primeira reunião do Conselho de Turismo

23/07/2021 | Por: Talisson Lange

Estiveram reunidos nesta quinta-feira (22/07), no auditório da saúde da Prefeitura Municipal de Três Passos, representantes das catorze entidades que compõem o Conselho de Turismo, organizado pelo Secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Carton Cardoso.

Esta foi a primeira reunião do conselho, e teve o intuito de expor algumas ideias construídas pelo Secretário Carton, e juntos puderam dialogar e organizar um pré-planejamento com os presentes. “Nós precisamos ampliar a participação do cidadão trespassense, no sentido de prepará-lo para reconhecer os nossos potenciais e contribuir na disseminação das informações e qualificá-lo para atender com excelência, às demandas de visitas que possamos receber” afirma Carton.

Na oportunidade, buscaram articular o conselho de turismo de Três Passos, definir a vocação turística do município, definir as linhas do Ecoturismo, Turismo Cultural, Cicloturismo e Turismo Religioso. Juntos puderam dialogar sobre a matriz temática principal visual e conceitual da cultura alemã, como música, dança e arquitetura.

Projetos para os espaços públicos foram apresentados pelo Secretário Carton, como a revitalização da Praça Reneu Mertz, com a reforma de calçadas, caminhos, escadas e concha acústica, a reconstrução na linha arquitetônica Germânica do mictório público e da casinha temática, criação de elementos germânicos atrás das arquibancadas da concha acústica, colocação de lixeiras Germânicas ao longo de toda a praça, criação de túnel de arcos em pontos estratégicos da praça, principalmente nas escadas, e a colocação de bancos, na linha arquitetônica germânica, ao longo de toda a praça.

“Nós vamos desenvolver um trabalho amplo de divulgação interna e externa do nosso potencial turístico cultural, através de material impresso, espaço no site da prefeitura, com as informações e rotas, atividade em redes sociais, e participações ativas em eventos de impulsionamento do Turismo” complementa Carton.

Colocado em pauta também, outra demanda solicitada pela secretaria, a revitalização da Praça da Bandeira, com colocação lixeiras Germânicas ao longo de toda a praça, criação de túnel de arcos em pontos estratégicos da praça, principalmente na rampa e colocação de bancos, na linha arquitetônica germânica, ao longo de toda a praça.

Outro espaço muito utilizado pelos munícipes é o Parque do Lago Frei Ivo, o qual também está incluso no projeto de revitalização, com a reconstrução na linha arquitetônica Germânica das casinhas temáticas, colocação de lixeiras Germânicas ao longo de espaço, criação de túnel de arcos em pontos estratégicos do espaço, na pista, colocação de bancos, na linha arquitetônica germânica, ao longo de todo o espaço.

O Parque da Feicap é outro alvo de revitalização da Administração Municipal de Três Passos, com a reforma de calçadas, caminhos e escadas, a construção na linha arquitetônica Germânica nos mictórios públicos e no palco principal, colocação de lixeiras ao longo de todo o espaço, colocação de bancos, na linha arquitetônica germânica, ao longo de toda a Feicap.

A Administração Municipal também estuda a realocação de materiais restantes dos espaços revitalizados, nas praças de bairros do município, e revitalizar o trevo secundário de Três Passos, com a colocação do nome em letras estruturadas grandes e ajardinamento de qualidade.

Também foi dialogado sobre projetos específicos para espaços privados, mapeando locais com potencial eco natural, como cascatas, riachos, matas, caminhos e agronegócios. “Pretendemos oferecer ao cidadão trespassense, bem como aos visitantes, opções de entretenimento, informação, conhecimento e cultura, na linha das artes em produtos, música e cinema”, complementa o Secretário Carton.

O Conselho de Turismo é composto por representantes das Secretarias de Educação e Cultura, Planejamento, Obras e Viação, Finanças, Meio Ambiente, Agricultura, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, representante das agências de turismo, restaurantes, hotéis, Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (CACIS), Sindilojas, Clubes de Serviços e ciclistas do município.