Administração Municipal entrega termo de adesão ao Programa Estadual Pavimenta

23/07/2021 | Por: Talisson Lange

O Secretário Municipal de Planejamento Nader Ali Umar e o Assessor de Obras Claudemir Elísio Senker, estiveram em Porto Alegre, no dia 20 de julho, entregando o termo de adesão ao Programa Estadual Pavimenta. Este programa tem o objetivo de investir no Estado R$ 170 milhões entre 2021-2022, em parceria entre o Estado e os Municípios para realização de obras de pavimentação que geram impacto na infraestrutura e na qualidade de vida das cidades.

Para formalizar a adesão o Município elaborou, através da equipe da Secretaria Municipal de Obras, o Projeto de Pavimentação em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) da Rua Gaspar Silveira Martins. Esta via foi escolhida em função de ser o acesso a vários serviços públicos, tais como a UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, Corsan e ESF Santa Inês, além de ser uma das vias de acesso ao Município.

O orçamento da obra foi de R$ 2.753.973,43, sendo que deste valor R$ 2 milhões serão de repasse do Estado e R$ 753.973,43 como contrapartida do Município. O projeto concorrerá com projetos de outros Municípios, onde os projetos melhores pontuados serão classificados.

Segundo o Secretário Nader o Município está com boa pontuação e tem grandes chances de ser contemplado, pois a escolha se dá em função do número de serviços públicos que esta via dá acesso. A boa perspetiva de aprovação também se dá em função da excelente qualidade do Projeto, que foi desafiador para a equipe da Prefeitura, pois foi exigido uma complexidade diferenciada no projeto, para atender às solicitações do Programa.

Além disso, o prazo para confecção do mesmo foi de menos de 15 dias, e foram atendidos todos os critérios estabelecidos. Envolveram-se neste projeto as equipes da Secretaria Municipal de Obras (engenharia, topografia e desenhista), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (biólogos e geólogos), Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Finanças e Procuradoria-Geral do Município.