Secretaria de Educação e Cultura proporciona formação aos Professores

20/07/2021 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza nesta segunda e terça-feira (19 e 20/07), através do SESC/RS, a formação de professores de toda a rede municipal de ensino, para instrumentalizar as equipes na construção e implementação de conteúdos pedagógicos, nas temáticas negras e indígenas, atendendo o disposto nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileiras e indígena na Educação Básica.

A Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003, torna obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. A Lei 11.645 acrescenta à anterior, com a temática indígena. Em 17 de junho de 2004, o Conselho Nacional de Educação instituiu as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

A formação trouxe atividades relacionadas à literatura negra e negra feminina, griôs africanos, bonecas abayomi, poéticas periféricas, área indígena, cosmologia indígena Guarani e Kaigang, todas tratadas através de reuniões virtuais utilizando a plataforma YouTube.