Servidoras concluem capacitação em Aplicação e Leitura em Prova Tuberculinica

16/07/2021 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Passos vem através desta nota, parabenizar as servidoras da saúde, Enfermeiras Cassia Maya e Fanciele Gelain, por concluírem a capacitação em Aplicação e Leitura em Prova Tuberculínica (importante exame para o diagnóstico da tuberculose), que iniciou em agosto de 2019, e finalizada em 09 de julho deste ano.

A prova tuberculínica é um teste diagnóstico de Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD (sigla em inglês que significa “derivado proteico purificado”) por via intradérmica, em que a leitura é realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo ser estendido até 96 horas.

Agora nosso município é referência para esse exame para os municípios da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que compreende os municípios de Três Passos, Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Bom Progresso, Caiçara, Cristal do Sul, Derrubadas, Erval Seco, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Liberato Salzano, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu Do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.

A Administração Municipal de Três Passos as parabeniza, e reforça estar ao lado do servidor de todos os setores, capacitando-os e oferecendo condições de trabalho como uma forma de valorizá-los. Este exame é realizado no setor de vigilância epidemiológica na Secretaria Municipal de Saúde do município.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024