Administração Municipal trabalha para reativar aeroporto em Três Passos

08/07/2021 | Por: Talisson Lange

Nesta quarta-feira (07/07) a Administração Municipal deu mais um importante passo para a realização do projeto que visa o desenvolvimento não só do Município de Três Passos, mas de toda a Região Celeiro. O processo de reativação do aeroporto está em andamento, e esta reunião com integrantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC/Brasília), teve a intenção de esclarecer quais são os próximos passos para a viabilidade de concretizar este projeto.

Participaram o Prefeito Municipal de Três Passos, Arlei Luis Tomazoni e assessor Talisson Lange, vice-prefeito Pastor Rodrigo Ipê, Gerente de Fiscalização da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária, Marcos Eurich, Gerente Técnica de Gerenciamento de Risco da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária, Érica Ramalho, Diretor Administrativo, Joarez Woschnack, Assessor Técnico da ANAC, Guilherme Moraes, Deputado Federal Lucas Redecker, Deputada Estadual Zilá Maria Breitenbach e seu assessor, Jânio Medeiros Júnior, Secretário de Obras e Viação, Lauro Mohr, Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Nader Ali Umar, Secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Carton Cardoso, Escriturário Lucas Neckel e os servidores das áreas de obras e engenharia da Prefeitura Municipal de Três Passos, Gilmar Cardoso e Janete Boursheid.

Empenhados em promover o desenvolvimento do município, um novo estudo da área será realizado por parte dos órgãos envolvidos, e posteriormente deixar acordado quais serão as obras necessárias para que os trabalhos no aeroporto possam ser iniciados. Novas reuniões estão agendadas para as próximas semanas, com o intuito de ajustar os detalhes da parte técnica e burocrática para a operacionalização deste projeto.

“Entendemos de fundamental importância para o desenvolvimento do Município de Três Passos e região a reativação do aeroporto, sendo uma área própria para ser executado e que esteve ociosa por vários anos. A existência do aeroporto passará a dar mais uma opção logística para as empresas e população de toda a microrregião”, salienta o Prefeito Arlei, tendo em vista os custos do transporte aéreo, tanto de passageiros como matérias-primas, que está se tornando economicamente viável, o que demonstra que este ramo de transporte será cada vez mais utilizado.

Este aeroporto já estava cadastrado como aeródromo através de portaria, porém foi excluído em 2013, a pedido da administração municipal da época, que tinha entendimento diferente, e todo este espaço ficou sem ocupação desde aquele período. A área possui todas as condições para receber um aeródromo, com uma pista de 1.300m de terra, que pode chegar a 1.500m.