Administração Municipal dialoga sobre a situação do Hospital de Caridade de Três Passos

06/07/2021 | Por: Talisson Lange

O Prefeito Arlei Luis Tomazoni, e a Secretária de Saúde de Três Passos, Marcia Gintzel, foram até a cidade de Esperança do Sul, para junto ao gabinete da Prefeitura Municipal, dialogar sobre a crise financeira que o Hospital de Caridade de Três Passos (HCTP) atravessa, com um déficit que ultrapassa os R$17 milhões.

Estiveram no encontro a Administradora do HCTP, Leila Klein Bender, o contador da casa de saúde, Laércio Watchmann, que foram muito bem recebidos pelo Prefeito de Esperança do Sul, Moisés Ledur e o Secretário de Saúde, Ademir da Cruz. Juntos busca-se soluções entre os cinco municípios da região que mais utilizam os serviços da instituição, Bom Progresso, Esperança do Sul, Sede Nova, Tiradentes do Sul e Três Passos, com a melhoria no contrato para assim aumentar as receitas do hospital.

“É importante integrar cada vez mais os municípios. Que cada município veja a sua realidade na questão dos valores a serem repassados ao hospital, já que Três Passos está buscando dobrar o valor de repasse para a casa de saúde, e se possível, que os outros municípios sigam o mesmo exemplo”, relatou Arlei.

A administradora Leila por sua vez, colocou os vários empasses que o hospital vive, dos diversos momentos em que a instituição esbarra na questão financeira, citando que o pagamento dos médicos está em dia, porém, as receitas fixas que a casa de saúde tem, não o sustenta. “Este órgão é referência para toda a região, mas muitas cirurgias são deixadas para trás por falta de recursos”, reforçando que o hospital não precisa ter lucro, ele só não pode ter prejuízo, diz Leila.

O Prefeito Moisés, agradeceu a visita do Prefeito Arlei, juntamente com a administradora Leila, que é inédita no município, pois o assunto é de extrema importância, segundo ele o mais correto seria uma solução igualitária para todos os municípios, que fosse proporcional por habitante e se colocou à disposição para discutir e fazer um estudo sobre este cálculo, fazer um estudo para ver das possibilidades.

O Prefeito Arlei ressalta que assumiu uma administração que deixou desassistido o Hospital de Caridade de Três Passos, e que enquanto gestão, irá dar total apoio a casa de saúde. “Nós realizamos reuniões semanais com os administradores do HCTP, debatemos a situação financeira, planejamos novas ações, a busca de recursos junto aos deputados e senadores, discutimos projetos futuros e um novo contrato que dobra o valor de repasse da Administração Municipal para o hospital, pois entendemos a realidade da instituição”, reforça Arlei.

A Prefeitura Municipal de Três Passos tem hoje, uma relação muito próxima com os administradores do HCTP, o que torna o acesso às informações e possíveis auxílios mais práticos.