Executivo Municipal participa do ato de Municipalização da Escola José de Anchieta e lançamento do Programa Semeando

01/07/2021 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura, promoveu na tarde desta quinta-feira (01/07), o ato de municipalização da agora Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta, e o lançamento do Programa Semeando Agricultura e Educação e Saúde na Agricultura Familiar 2021, evento este, promovido pela Prefeitura Municipal, 21ª Coordenadoria Regional de Educação, além de toda comunidade escolar, pais, alunos, gestores, funcionários e professores.

O ato teve a participação do Prefeito Municipal de Três Passos, Arlei Luis Tomazoni, vice-prefeito e Secretário de Assistência Social, Pastor Rodrigo Ipê, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulinho Satler, Secretário Municipal de Educação e Cultura, Luis Gustavo Graffitti, Secretário Municipal de Agricultura, João Carlos Thiesen, Secretária Municipal de Saúde, Márcia Gintzel, vereador Municipal e representante dos técnicos agrícolas, Jair Locatelli, representante da 21ª Coordenadoria Regional de Educação, Gilmar Marcolan, presidente do CPM da escola José de Anchieta, Astor Ari Wünsch, representante do Conselho Municipal de Educação - Edeltraud Mariane Hermes, o diretor do educandário, Cícero Bondan, servidores municipais e pessoas da comunidade de Bela Vista.

Abrilhantando ainda mais a programação, o Projeto Cante e Encante, coordenado por Zenaide Tomm, entoou a música “Um novo dia virá”, de Rayane Almeida, e os hinos nacional e de Três Passos.

No dia 09 de fevereiro o Secretário de Educação, do Estado do Rio Grande do Sul, Faisal Karan publicou em diário Oficial a transferência da mantença da Escola Estadual José de Anchieta ao município de Três Passos e no 19 de março de 2021, através do Decreto nº21, a Escola José de Anchieta tem sua mantença assumida pelo município de Três Passos, ficando denominada então: Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta.

“Nossas palavras são de gratidão e esperança. Gratidão de quem sonhou, buscou parceiros e lutou para a municipalização desta linda escola e retomada do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar.  Esperança com olhar de acolhimento de quem não desiste da luta, do esforço pessoal e coletivo em prol do desenvolvimento da comunidade de Bela Vista, que agora recebe a Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta, integrada às escolas do campo e será atendida pelo Programa Semeando”, comentou o Secretário de Educação e Cultura, Luis Gustavo Graffitti.

Integrante das Escolas do Campo, a Escola José de Anchieta fará parte do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, que é uma proposta de educação para o desenvolvimento local. “Esta é uma parceria multisetorial formada para atender as diferentes demandas, valorizar os profissionais da escola, as famílias do campo, estimular a sucessão rural, o empreendedorismo, construindo um projeto de desenvolvimento que efetivamente transformem a realidade do campo”, complementou o Prefeito Municipal Arlei Luis Tomazoni.

Segundo a Lei Municipal nº 4.091 de 22 de agosto de 2007, o Programa Semeando tem como objetivo capacitar os jovens rurais das Escolas Municipais através de conhecimento técnico sobre as diversas culturas: bovinocultura, fruticultura, suinocultura, avicultura, entre outros e a preservação ambiental, no turno inverso ao de aula.

Neste ano, uma nova gestão que tem como lema o desenvolvimento, se propôs a resgatar e dar uma roupagem nova ao programa, mais tecnológico, inovador e que seja eficaz em sua proposta de manter os jovens no meio rural e gerando renda familiar.

A partir de agosto já há uma proposta de encontros semanais, contando com os profissionais das Secretarias de educação, saúde e agricultura e com o apoio de entidades parceiras, como UERGS, Unijuí, Corsan, Polo UAB e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.