Executivo Municipal encaminha Projeto de Lei para incentivo a inseminação artificial de bovinos leiteiros

04/06/2021 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos, encaminhou nesta sexta-feira (04/06) um Projeto de Lei (PL) que tem por objetivo autorizar o Poder Executivo criar o programa de incentivo a inseminação artificial de bovinos leiteiros no município de Três Passos.

O melhoramento genético do rebanho leiteiro através da inseminação artificial é uma técnica já consolidada e com resultados positivos amplamente confirmados pelos órgãos de pesquisa oficiais, como a Embrapa. É medida de médio a longo prazo, sendo, portanto, imprescindível o apoio e coordenação da municipalidade, através da Secretaria de Agricultura, para que, por não haver resultados operacionais práticos antes de 24 meses, ocorra a perda de foco e objetivos do programa.

Através da implementação da lei de incentivo à inseminação artificial de bovinos pelo município poderemos atingir os seguintes objetivos:

- Melhorar a genética do rebanho leiteiro através da maior acurácia e intensidade de seleção da vasta gama de reprodutores, o que somente é possível através da inseminação artificial e potencializado pelo acasalamento genético assistido e direcionado à correção de possíveis falhas genéticas que existem nas fêmeas avaliadas

- O melhoramento genético direto do rebanho dos produtores, pois há aumento de 50% no potencial genético a cada geração de animais obtidos através da técnica;

- Aproximação dos produtores rurais com a assistência técnica municipal – gratuita, e da iniciativa privada também, através das empresas que atuam no fornecimento de sêmen e fazem, através dos seus profissionais, o acasalamento genético entre as fêmeas das propriedades e touros de qualidade genética provada.

- Redução de custos de produção e de riscos de transmissão de doenças, pois a inseminação artificial é mais barata que a manutenção de touros nas propriedades e evita a transmissão de doenças pelo contato entre os animais e pela circulação dos animais em diferentes propriedades

- A obtenção de animais geneticamente superiores, e, por isso, com maior potencial de produção e produtividade tem efeitos positivos diretos na sucessão geracional da propriedade. Esse benefício existe tanto nos animais do rebanho como na sucessão familiar da propriedade, pois, com o planejamento técnico e organizado da genética leiteira, é possível estabelecer objetivos claros de produtividade da propriedade, e, com isso, tornar viável a organização da sucessão geracional da propriedade rural;

- Houve, recentemente, grande movimentação de aquisição de fêmeas leiteiras por produtores de leite do município, e, em muitos casos, adquiridas de outros municípios. Com a disseminação da prática de inseminação artificial será possível ter esses animais aqui no município, contribuindo para a sustentabilidade das propriedades. Também, torna possível que o município se torne exportador de genética bovina leiteira, o que atualmente não ocorre.