COMUNICADO!!!


A Prefeitura Municipal de Três Passos informa que, em conformidade com a legislação eleitoral vigente, especificamente o artigo 73, VI da Lei 9.504/1997, as redes sociais oficiais e os sites institucionais serão temporariamente desativados a partir desta sexta-feira (05/07/2024).

Esta medida é necessária nos três meses que antecedem o pleito eleitoral, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de assegurar a igualdade de condições entre os candidatos e a lisura do processo eleitoral. Destacamos que a desativação não impactará a continuidade dos serviçãos municipais.

Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato pelos canais de atendimento disponíveis.

Administração Municipal reúne setores afetados pela pandemia para diálogo sobre o Sistema de Monitoramento 3As

20/05/2021 | Por: Talisson Lange



Foi realizado na tarde desta quarta-feira (19/05) o início de uma série de reuniões, presenciais, com representantes de setores fortemente atingidos pela pandemia do coronavírus. Primeiramente o diálogo ocorreu com o setor dos esportes e eventos, dois ramos que estavam proibidos de exercer suas funções em virtude dos decretos do Governo do Estado para conter a Covid-19.

Visto que a governança extinguiu o sistema de bandeiras para o controle das regiões estaduais, e implementou o Sistema 3As de Monitoramento, a Administração Municipal de Três Passos observou a necessidade de convocar os setores afetados pela pandemia para efetuar uma explicação mais simples e didática de como este novo sistema atua.

Juntamente com o Prefeito Municipal de Três Passos, Arlei Luis Tomazoni, o vice-prefeito e Secretário de Assistência Social, Pastor Rodrigo Ipê, o Procurador Geral do Município, Carlaile Horbe, o Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Carton Cardoso, o Presidente do CMD, Evandro Mohr e o Coordenador de Esportes, Marcos Adriano Oliveira, conversaram com desportistas, proprietários de campos e quadras de esportes, presidentes de clubes do interior, donos de canchas de bocha e empresários do setor de eventos.

Na oportunidade foi informado aos participantes que foi mantido o agrupamento das 30 regiões de saúde, com base nos hospitais de referência para leitos de UTI, totalizando 21 regiões Covid e sete macrorregiões. O Sistema de Monitoramento 3As, trabalha da seguinte maneira:

AVISO: quando detecta uma tendência, o GT Saúde emite um aviso para a equipe técnica da região. A partir daí, a região deverá redobrar a atenção para o quadro da pandemia.

ALERTA: quando detecta uma tendência grave, o GT Saúde informa o Gabinete de Crise sobre a necessidade de emitir um alerta para a região. A partir daí, o Gabinete de Crise decide se deve emitir ou não esse alerta para a região, que seguirá sendo monitorada.

AÇÃO: se o Gabinete de Crise decidir emitir um alerta, a região terá 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar uma proposta de ações a serem tomadas. Se a resposta da região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Caso a resposta não seja adequada, o Estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas.

COMO SÃO AS REGRAS

PROTOCOLOS GERAIS OBRIGATÓRIOS

Devem ser seguidos por toda a população em todos os municípios, conforme os locais:

Em qualquer lugar:

- Usar máscara, bem ajustada e cobrindo boca e nariz.

- Manter no mínimo 2 metros de distância de outras pessoas sempre que possível e não menos que 1 metro (nos postos de trabalho, em filas e cadeiras de espera, ao circular e, inclusive, ao receber visitas em casa).

- Garantir a ventilação natural e a renovação do ar, com portas e janelas bem abertas ou sistema de circulação de ar.

- Limpar bem as mãos e as superfícies com água e sabão, álcool 70% ou similares.

PROTOCOLOS DE ATIVIDADES

Além de atender integralmente aos Protocolos Gerais Obrigatórios, as regiões deverão seguir normas específicas.

As atividades foram divididas em 42 grupos e separadas por nível de risco – médio/baixo, médio e alto. Quanto maior o risco, maior o nível de rigidez dos protocolos. 

Protocolos de atividades obrigatórios

Definidos pelo governo estadual, são específicos e devem ser seguidos pela população em cada atividade, em todos os municípios. No geral, são portarias da Secretaria da Saúde (SES) ou da Secretaria da Educação (Seduc) que já estão sendo seguidas pelos respectivos setores.

Protocolos de atividades variáveis

Também serão definidos pelo Estado, mas servirão como referência para cada atividade, considerando o risco e o quadro atual da pandemia no RS. No entanto, essas regras poderão ser ajustadas por uma região para adequá-las à sua realidade, desde que cumpram os requisitos mínimos.

Site único

Um site único, que já está no ar, reunirá decretos, portarias, boletins, protocolos de todas as atividades e materiais de comunicação de todas as regiões do RS. 

http://sistema3as.rs.gov.br/inicial

Na tarde desta quinta-feira (20/05), estão convocados os setores de restaurantes e supermercados, para estarem no auditório da saúde, à partir das 14h, na Prefeitura Municipal de Três Passos.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024

Confirmados

0
Recuperados

0
Ativos

0
Hospitalizados

0
Aguardando Resultado
0
Óbitos

70