Três Passos inicia as aulas na Rede Municipal de Ensino

05/05/2021 | Por: Talisson Lange

Com temperatura agradável, a quarta-feira chuvosa deste dia 05 de maio, marcou o retorno das aulas da Rede Municipal de Ensino de Três Passos. Tímidos, os alunos um a um desembarcavam do seu transporte, com distância e cheios de dúvidas juntavam-se às filas para realizarem o protocolo de segurança contra a pandemia.

A nova rotina escolar que se inicia é fruto de um rígido protocolo de segurança organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), com o distanciamento das crianças, a utilização da máscara, álcool em gel e medição da temperatura com termômetros digitais.

O primeiro dia de aula é uma oportunidade de reconhecer os antigos colegas, e fazer esta conexão, mesmo que distante e ofuscados pela máscara, dos novos colegas que irão integrar a grade escolar neste “novo normal” imposto pela crise de saúde que o mundo passa.

Acolhendo ao Decreto do Estado do RS, o retorno das aulas presenciais em Três Passos se dá de forma escalonada, respeitando os protocolos sanitários e as normas de distanciamento para a Rede Municipal de Ensino. Na semana passada, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Luis Gustavo Graffitti, apresentou um cronograma para o retorno, compreendendo nesta quarta-feira (05/05) as turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Dia 10, voltam as turmas do Pré I e Pré II, e dia 17 deste mês, retornam para os educandários as turmas do 6º ao 9º ano. As Creches ainda não tem data prevista para receber as crianças.

Estima-se que este retorno às aulas da Rede Municipal de Ensino, atinja somente das turmas do 1º ao 5º ano, aproximadamente mil crianças, seja de forma presencial ou híbrida. O Pré I e Pré II, cerca de 560 alunos, reiterando que a Educação Infantil, no geral, envolve por volta de 1160 crianças. A volta às aulas faz com que mais de duzentos professores voltem para as salas de aula, sem contar no contingente pessoal de serventes, motoristas, merendeiras e trabalhadores fazem a engrenagem da educação voltar ao ritmo normal.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024