Executivo Municipal recebe projetos para o desenvolvimento na área da saúde

03/05/2021 | Por: Talisson Lange

Com o intuito de dar ouvidos, voz e vez aos servidores de longa data no Município de Três Passos, na manhã de quinta-feira (29/04), a Servidora Pública Maria Helena Gehlen Krummenauer, visitou o Gabinete Oficial da Prefeitura Municipal, para apresentar ao Prefeito Arlei Luis Tomazoni, e vice-prefeito Pastor Rodrigo Ipê, duas sugestões de projetos voltados para a área da saúde.

O primeiro deles trata-se da proposta “Melhor em Casa Três Passos”, o qual oferece atenção à saúde na moradia do paciente, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção ao tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.

O “Melhor em Casa” é uma atividade dedicada para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair de suas residências para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para cidadãos que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento, evitando hospitalizações desnecessárias diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar. Esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é oferecido de acordo com a necessidade do enfermo a partir do atendimento de equipe multidisciplinar.

A equipe do “Melhor em Casa” é composta por uma enfermeira, fisioterapeuta, médico e um motorista, além da vinculação com as Equipes de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde.

A segunda sugestão, é um novo modelo de prestação de serviço da Central de Agendamentos, a qual tem uma grande fila de espera. Esta central havia sido criada com o intuito de reorganizar a fila de espera, porém, com o passar do tempo, uma pesquisa conduzida pelo projeto, através de dados coletados a partir dos agendamentos efetuados, resultou que o tempo médio que o paciente leva para conseguir uma consulta é cerca de 120 dias, desde o momento em que ele chega a Central, e outros chegam a ficar muito mais tempo na fila de espera.

Pensando nisso, um sistema remodelado de agendamento de consultas torna-se um diferencial, um poderoso aliado que pode facilitar a entrega de um atendimento humanizado e eficiente. Diferente da agenda física, a online facilita a vida diária dos pacientes, ou seja, durante a consulta na unidade de saúde, o profissional solicita o exame no próprio sistema de saúde, e a Central já disponibiliza o agendamento, com data, hora e local do exame, de forma rápida, segura e humanizada, na qual o paciente já sai da unidade de saúde com a autorização pronta, evitando assim fila de espera e deslocamentos desnecessários.

Estes projetos agora, terão a devida atenção do Executivo Municipal de Três Passos, onde serão analisados pelas equipes envolvidas para facilitar a vida das pessoas do município.