Cidade Cinematográfica 4ª edição tem apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC)

28/04/2021 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), está apoiando a quarta edição do projeto Cidade Cinematográfica, evento este que acontece no período de 30 de abril a 14 de julho de 2021. A iniciativa vai promover o Cineclube Virtual, com sessões semanais de dez filmes (produções gaúchas e de outros estados).

Haverá também debates regulares organizados entre a comunidade regional e a equipe dos filmes, e oficinas para estudantes, professores e interessados. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações na página fb.me/cidadecinematografica.

Toda sexta-feira um novo filme será enviado através de um link de acesso, mediante cadastro prévio. Os debates acontecerão às quartas-feiras, às 20h, na plataforma Google Meet.

O filme de estreia é “Portuñol”, de Thais Fernandes, vencedor de melhor longa gaúcho no Festival de Cinema de Gramado de 2020. A produção visita diversas regiões fronteiriças para registrar a maneira como os idiomas se fundem e se entrelaçam no dia a dia da América Latina.

O Cidade Cinematográfica é uma realização do Movimento Pró-Arte de Três Passos e da Êa Êa Apepê produtora, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Passos e da 21ª Coordenadoria Regional de Educação. O financiamento é do edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei nº 14.017/20.

Atividades:

Cineclube Virtual

Inscrições: https://forms.gle/Gb6wfP4KJco2k8Js9

1. “Portuñol” (2020), de Thais Fernandes – disponível ao público das 20h do dia 30/04 (sexta) até às 20h do dia 02/05 (domingo);

2. “Corpo Elétrico” (2017), dir. Marcelo Caetano – disponível ao público das 20h do dia 07/05 (sexta) até às 20h do dia 12/05 (quarta);

3. “Auto de Resistência” (2018), dir. Natasha Neri e Lula Carvalho – disponível ao público das 20h do dia 14/05 (sexta) até às 20h do dia 19/05 (quarta);

4. “Um é pouco, dois é bom” (1970), dir. Odilon Lopez – disponível ao público das 20h do dia 21/05 (sexta) até às 20h do dia 26/05 (quarta).

– Os próximos títulos serão anunciados em breve.

– Abertura: 11 de maio (terça), às 10h, com a Mesa de lançamento: “Cinema e Educação: da borda ao centro” com a participação dos projetos Programa de Alfabetização Audiovisual (Porto Alegre) Cine Joven Comunitario (Misiones – Argentina), Vídeo Entre Linhas (Frederico Westphalen) e Cidade Cinematográfica (Três Passos). Transmissão pelo Facebook e Youtube.

Oficinas:

1. Alfabetização audiovisual | Oficina “A gente filma o que a gente vê” – Pensar e fazer cinema a partir de curtas-metragens brasileiros | Para estudantes de 12 a 17 anos da rede pública municipal de Três Passos e estadual da 21ª CRE (com Thais Fernandes e Juliana Costa | 40 vagas e 20 horas/aula);

Data: 11/05 a 13/07 – todas as terças-feiras – total de 10 encontros;

Horário: 13h30 às 15h30;

Plataforma: Google Meet – Link enviado na semana da oficina por e-mail e Whatsapp.

2. Alfabetização audiovisual | Olhar, ouvir, partilhar – Oficina de Experimentos Audiovisuais para professores | Professores municipais de Três Passos e estaduais da 21ª CRE (com Laura Mansur e Teresa Assis Brasil | 40 vagas e 12 horas/aula);

Data: 11/05 a 15/06 – todas as terças-feiras – total de 6 encontros;

Horário: 16h às 18h;

Plataforma: Google Meets – Link enviado na semana da oficina por e-mail e Whatsapp.

3. Oficina de produção de curtas-metragens pensados a partir de distanciamento social. Para comunidade em geral da região celeiro. (Com Henrique Lahude e Jonatas Rubert | 20 vagas e 30 horas/aula). Será realizada em junho em data a ser divulgada. A oficina tem o objetivo de produzir dois curtas-metragens pela comunidade.