Administração Municipal de Três Passos participa de evento online para adesão ao Susaf

22/04/2021 | Por: Talisson Lange

Foi realizado na terça-feira, 20 de abril, um encontro entre o Executivo Municipal, Emater/RS e Secretaria Municipal de Agricultura, para debater o interesse do município de Três Passos, em aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS). Evento este que teve o objetivo de demonstrar aos prefeitos, secretários municipais, gestores, médicos veterinários, extensionistas e agricultores, relatos de experiências que foram acompanhados de forma virtual por um público de mais de mil pessoas.

Responsável pela principal palestra do dia, a chefe da Divisão de Organização de Agroindústrias Familiares da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, Maluza Machado, forneceu um passo a passo para que as prefeituras possam operacionalizar o Sistema, que permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) o comércio de produtos de agroindústrias familiares em todo o Rio Grande do Sul.

Presente no evento, a secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, valorizou a atividade, como um trabalho feito em várias mãos, que busca transformar este programa em um suporte necessário para a agregação de valor e para a geração de renda dos pequenos empreendedores da agricultura familiar, salientou Silvana.

Já o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri utilizou a metáfora da cereja no bolo para se referir às agroindústrias familiares gaúchas. E quando podemos operacionalizar essa cereja por meio do Susaf, ele se transforma em um produto de altíssima qualidade, extrapolando os limites do município. Para Rugeri, o papel da Extensão Rural e dos gestores é o de facilitar esse processo, contribuindo para que as políticas públicas cheguem aos produtores.

A Administração Municipal juntamente com as secretarias pertinentes, avaliam com positividade toda a forma de ajudar e desenvolver o pequeno produtor rural, através de ferramentas e projetos que possibilitam a diversificação da cadeia produtiva.