Três Passos realiza ações contra a dengue

04/03/2021 | Por: Elenara de Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com as Agentes de Endemias e Agentes de Saúde estão engajados na eliminação dos criadouros do mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para isso inúmeras ações são realizadas constantemente, como visitas de conscientização, fiscalização e averiguação dos possíveis locais que servem de criatório do mosquito. Além disso, a aplicação de fumacê é outra arma eficaz no combate ao mosquito.

A Vigilância Epidemiológica alerta para o período crítico em que estamos vivendo, onde as chuvas e as altas temperaturas são propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Três Passos, que já foi intitulada a “Capital da Dengue do Rio Grande do Sul", na mesma época do ano passado já registrava 17 casos positivos e 44 suspeitos. Hoje, graças as ações e atividades precoces realizadas pela equipe, está com uma notificação positiva.

Mas é importante, além do Poder Público fazer a sua parte, a população, principalmente estar engajada nessa campanha contra o mosquito Aedes Aegypti. Precisamos cada vez mais manter os cuidados em nossas casas e pátios para o nosso bem e de toda a comunidade trespassense.

Seguindo esses cuidados você evitará a criação do mosquito:

1️⃣) Manter a água da piscina sempre bem tratada;

2️⃣) A caixa de água e tonéis devem estar cobertos com tampa e sombrite e instaladas com canos e torneiras;

3️⃣) Manter as calhas limpas;

4️⃣) Os pneus e garrafas devem estar guardados em locais cobertos;

5️⃣) Dar destino correto ao lixo e manter as lixeiras sempre bem tampadas;

6️⃣) Evitar acumulo de entulhos e restos de madeiras bem como lonas e pratinhos nos vasos de flores;

7️⃣) Evitar fossas e esgoto abertos, manter os ralos limpos e com aplicação de tela;

8️⃣) Manter sempre limpos os bebedouros dos animais (escovando uma vez por semana);

9️⃣) Regar as bromélias regularmente com mangueiras pois a pressão da água remove os ovos e as larvas da planta;

1️⃣0️⃣) Terrenos baldios não devem servir de lixeiras e devem ser limpos constantemente.

⚠️Não seja reincidente em coleta de larvas pois poderá acarretar em multas. Receba bem o seu Agente. Siga as orientações e ajude a combater o mosquito da dengue.