Apoiar quem empreende e quer empreender

25/02/2021 | Por: Elenara de Oliveira

A Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Serviços (SMICS) desenvolve o cronograma de visitas aos empreendedores trespassenses. Estar engajado e conhecer a realidade dos empresários do município, para que juntos possam desenvolver os estabelecimentos é uma das diretrizes principais da pasta, que enxerga em Três Passos, uma grande capacidade empreendedora, gerando empregos e riquezas.

Segundo o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Carton Cardoso, esta aproximação com os empreendedores têm proporcionado um diálogo construtivo. “Buscamos entender como o empreendimento se desenvolve, quais são as capacidades de expansão de cada um, além das suas necessidades”, complementa.

BONANZA BONÉS -  No dia 04 de fevereiro, a empresa Bonanza Bonés, indústria trespassense, que iniciou suas atividades em 1994, recebeu a visita do secretário Carton. Esta foi a primeira empresa a se instalar no distrito industrial em Padre Gonzales. Os empreendedores Genair e Álvaro Ribeiro estão à frente da Bonanza Empreendimentos, que conta com uma vasta linha de produtos, dentre eles: bonés, chapéus, uniformes profissionais, camisetas, camisas polos, jaquetas personalizadas, linha branca e terceirização de bordados.

LARSSEN MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO – Já no dia 05 de fevereiro, foi a vez de visitar a Larssen Materiais de Construção, também localizada na área industrial de Padre Gonzales. Na empresa, o titular da pasta foi recebido pela proprietária Cátia Larssen, que mostrou toda a produção e o carro chefe da empresa: os canos de concreto. Ela ressaltou a falta de mão de obra, a qual acarreta em perda de produtividade e estagnação do mercado.

FRIGORÍFICO CONRAD - Seguindo as visitas em Padre Gonzales, a SMICS marcou presença no Frigorífico Conrad. Apesar de nos últimos anos a produção ter diminuído, ainda abatem muitas cabeças de gado diariamente. O proprietário Ari Conrad, coloca como uma de suas dificuldades, o fato de muitos estabelecimentos comprarem de frigoríficos de fora. Ele afirma ter um produto de ótima qualidade e capacidade de produção.

MEU SABOR – Outro empreendimento visitado, foi a indústria de pizzas e produtos alimentícios Meu Sabor, localizada no Erval Novo, de propriedade de Laércio e Adriana Hofler, que atuam há anos no setor. Inovar é uma das características dos empreendedores, que inauguraram, no dia 12 de fevereiro, uma pizzaria. Um local aprazível, com gastronomia especial, da atenciosa família Hofler.

H INOX – O proprietário da empresa H Inox, Juliano Harter, recebeu a visita da SMICS, no dia 09 de fevereiro. A empresa desenvolve móveis de alto padrão em inox, trazendo todo o seu empreendedorismo adquirido ao longo dos anos, em Santa Catarina. Muitas das vendas da empresa acontecem pela internet, seja na própria página, como também nos marketplaces.

LONGHI AGROINDÚSTRIA DE EMBUTIDOS – No dia 12 de fevereiro, o secretário Carton, visitou a Longhi Agroindústria de Embutidos, instalada na localidade de Alto Erval Novo. A família Longhi desenvolve uma linha de produtos saborosos. O objetivo é ultrapassar as fronteiras e atender toda a região. Empresa familiar, que é dirigida por três irmãos, tem no segredo do seu sucesso o ditado que diz: “cada um, no seu quadrado”, ou seja, cada sócio tem a sua área de atuação, o que faz com que o entendimento na administração do negócio, seja um fator de organização e prosperidade.

PERFECT REBOQUES E TOLDOS - Também foi visitada a Perfect Reboques e Toldos, empresa que desenvolve estruturas para transportes das mais diversas linhas, tanto para animais, quanto veículos. Luciano Gass, o proprietário, saiu do emprego formal, para tornar-se empreendedor e já faz planos para a ampliação da empresa.

CINCINATTI SX JEANS – Com filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, a empresa é referência em confecção de jeanswear. A Cincinatti SX Jeans, dispõe de uma estrutura física invejável e profissionais treinados internamente. Nelson Junges, o proprietário, conta que o planejamento da empresa vem ao longo dos anos convergindo para o aumento da qualidade dos produtos.

O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Carton Cardoso, observa que um dos objetivos enquanto administração pública, é fazer os produtos das empresas locais serem comercializados especialmente no nosso município, e gerar autossuficiência. “A Secretaria está focada em buscar soluções para quem quer crescer, valorizando cada vez mais o empreendedor local, porque esse é o único caminho para termos desenvolvimento”, encerra o secretário.