Reunião tratou da construção da ponte entre Barra do Guarita e Itapiranga

19/02/2021 | Por: Elenara de Oliveira

Representando Três Passos, o prefeito Arlei Tomazoni, participou de uma reunião no auditório da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), no dia 18 de fevereiro.

O objetivo foi discutir as estratégias para a construção da ponte entre Barra do Guarita-RS e Itapiranga-SC. Participaram lideranças do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De acordo com o Prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisott, a reunião foi bastante produtiva e o movimento pró-ponte está ganhando força com a adesão da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), demais associações comerciais e comunidade. “Nós sabemos que tem procedimentos burocráticos, mas a força do movimento pró-ponte está aumentando e nós não temos dúvidas que esse movimento será exitoso”, disse ele.

O encontro também serviu para organizar as comissões que serão responsáveis por dar celeridade à proposta de federalização da ERS 163 e a elaboração do projeto da execução da ponte.

O diretor da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Freire, comentou que o Governo Federal já mostrou interesse na federalização da ERS 163 e o segundo passo é o Estado, através de uma lei própria, passar esse patrimônio. “O projeto já está tramitando na Assembleia Legislativa-RS”, acrescentou.

Uma reunião com o presidente da Assembleia, deverá ser agendada, visando que esse projeto tramite o mais rapidamente possível. Também, surgiu a ideia da criação de uma frente parlamentar mista, com participação dos dois estados.

O prefeito Arlei - que vai integrar as comissões responsáveis pela busca da federalização da ERS 163 - enfatiza a importância da construção da ponte entre Barra do Guarita e Itapiranga, para o desenvolvimento econômico desses dois estados.

O trecho que corresponde ao Estado de Santa Catarina já está em estágio mais avançado de federalização, com projeto para assinatura em Brasília.

*Informações e fotos: Grupo Chiru