Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços realiza visitas a empreendedores locais

29/01/2021 | Por: Elenara de Oliveira

- Governo Municipal entende ser preciso apoiar os empreendedores locais, para que o município caminhe para o desenvolvimento -

A Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Serviços de Três Passos (SMICS) quer estar mais perto do empreendedor para conhecer a sua realidade, ouvir as suas necessidades e sugestões, valorizando assim, os empreendimentos instalados no município nos seus mais diversos setores.

Neste sentido, o secretário Municipal, Carton Cardoso, vem realizando visitas aos estabelecimentos dos ramos da indústria, comércio e prestadores de serviços do município. Segundo ele, o objetivo é estar mais próximo dos empreendedores, dando apoio aos pequenos e grandes, que são responsáveis pelo desenvolvimento econômico do município.

“O Poder Público precisa se aproximar dos empreendedores, pois só desta forma vai conseguir conhecer e compreender a realidade dos empreendimentos instalados em Três Passos, para então, buscar iniciativas e ações que fomentem o desenvolvimento local”, observou ele, explicando que o desenvolvimento passa por um processo de articulação com lideranças, forças econômicas e políticas, não apenas do município, mas em outras esferas.

Das visitas realizadas, no dia 21, o secretário esteve na Klein Bebidas, e na Panificadora do Vicentão, onde teve a oportunidade de conhecer a realidade de dois empreendimentos que oferecem serviços diferentes, mas com muitas coisas em comum, como o engajamento familiar e a visão de futuro.

No dia 26 de janeiro, foi a vez da SMICS reunir-se com vários empreendedores do setor de confecções, mais propriamente da linha de facções de costura. Uma oportunidade, segundo Carton, de entender este mercado em plena expansão, mas que sofre com a falta de mão de obra.

Ele ressalta que, apesar de um contingente de desempregados em Três Passos, há um grave problema de falta de qualificação e, mais do que isso, de estímulo ao trabalho. “A tarefa de tirar pessoas da inércia, passa por uma mudança de mentalidade e comportamento também. Enquanto Poder Público, temos a obrigação de aproximar as duas extremidades da cadeia: quem precisa de produção com quem precisa de trabalho e dignidade”, ponderou.

Já no dia 27, o prefeito Arlei Tomazoni, esteve junto com o secretário, na empresa Gelinox, uma indústria trespassense que trabalha com a produção de chopeiras de todos os portes, utilizando matérias primas de qualidade, empregando tecnologia. Como resultado, já distribuem para todo o Brasil.

“É muita satisfação, tomarmos conhecimento do tanto de espírito empreendedor que temos em Três Passos, por isso, não podemos perder o fio da história. Precisamos apoiar e fazer a nossa parte para que as coisas caminhem para o desenvolvimento”, concluiu o secretário de Indústria, Comércio e Serviços.