Oportunidade para apicultura regional

20/01/2021 | Por: Elenara de Oliveira

- Três Passos busca conhecimentos em palestra ministrada em Humaitá, para incentivar atividade apícola local -

Com o objetivo expandir horizontes para os produtores de mel trespassenses e incentivar a atividade apícola no município, a Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos, esteve participando de uma palestra com o tema “Apicultura”, na Prefeitura Municipal de Humaitá.

O evento aconteceu no dia 19 de janeiro, e contou com a participação do secretário Marcelo Larssen e da médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura de Três Passos, Juliana Schuh. Também, estiveram participando o representante da Inspetoria Veterinária (IVZ), médico veterinário Guilherme Saldanha, e o presidente da Associação dos Apicultores de Três Passos, Evanir Gossenheimer.

A comitiva trespassense foi recebida na Câmara de Vereadores, local do evento, pelo prefeito Paulo Schwade e vice-prefeita de Humaitá, Janice Baumbach, pelo secretário Municipal da Agricultura Willian Stiegemeier.

A palestra foi ministrada pelos empreendedores Juscelino Gonçalves e Samuel Gonçalves, da empresa MaxBem - Agronegócios, a qual é filiada ao grupo Alibem. Esta empresa está iniciando no mercado e pretende ter sua fábrica para industrialização do mel, até outubro deste ano, na cidade de Porto Mauá. A fábrica contará com 3.270m² em um investimento de R$ 22 milhões.

*OPORTUNIDADE PARA A REGIÃO

Conforme informa a médica veterinária da Prefeitura, a ideia da empresa em desenvolver o beneficiamento e industrialização do mel surge da possibilidade de promover uma atividade econômica nas matas da região, sem qualquer prejuízo ou agressão ao meio ambiente, além disso, existe excelente disponibilidade de água, o que é fundamental para a produção das abelhas. “Com isso, a região se torna um ponto logístico estratégico para o projeto”, observou Juliana.

Nesta fase do projeto, a empresa está fazendo a apresentação e a divulgação do projeto junto aos mais de 50 municípios da região. Porém, quando estiver em pleno funcionamento, pretende comprar o mel produzido nos municípios da região.

“Será uma excelente oportunidade para os nossos apicultores”, acrescentou o secretário da Agricultura de Três Passos.

*DADOS DO ESTADO

Atualmente, o Rio Grande do Sul encontra-se com sua produção de mel estagnada em cerca de 6.200 toneladas anuais, o que por muitos anos liderou esse setor, hoje vem perdendo espaço para estados como Paraná, São Paulo, Piauí e Minas Gerais.