Trabalho de combate ao mosquito da dengue não para em Três Passos

20/01/2021 | Por: Elenara de Oliveira

O mosquito Aedes aegypti se prolifera com mais facilidade em períodos de calor e chuva.

Para combater esse inseto, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos juntamente com a Vigilância Epidemiológica e agentes de saúde e de endemias, vem realizando diversas ações.

Dentre elas, estão as visitas domiciliares com orientação para evitar focos do mosquito, inclusive, hoje pela manhã, 20 de janeiro, este trabalho contou com a participação do vice-prefeito, Pastor Ipê, que acompanhou as atividades dos agentes.

Antes disso, às 6 horas, o servidor da Saúde Valdelírio Vendrusculo, procedeu a aplicação do fumacê na Rua Laguna com a Rua Anita Garibaldi e na Rua Getúlio Vargas com a Rua Languiru. Esta ação é indicada para localidades onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti e transmissão da dengue com casos suspeitos ou notificados.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município está com um caso notificado de dengue, no início deste ano, do Bairro Pindorama, e, também, há um caso suspeito, onde foi procedida a coleta nesta semana do Bairro Centro.

Mas para erradicar esse mosquito é necessário que toda população se sensibilize e cada cidadão faça sua parte para evitar água parada e, com isso, a existência de possíveis criadouros.