Profissionais da Saúde de Três Passos recebem treinamento para vacinação contra o coronavírus

19/01/2021 | Por: Elenara de Oliveira

A 2ª Coordenadoria Regional de Saúde promoveu neste dia 19 de janeiro, em Frederico Westphalen, um treinamento para profissionais de saúde sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra à Covid-19.

De Três Passos, participaram a coordenadora de vacinas, enfermeira Rejane Ceolin, e a técnica de enfermagem, vacinadora do Ciac/SUS, Denilce Seidenfus.

O treinamento consistiu no esclarecimento do Informe Técnico enviado às Secretarias de Saúde, explicação sobre o funcionamento do novo sistema de registro, do procedimento técnico de aplicação da vacinação e sanou dúvidas dos profissionais.

A Coordenadoria, que abrange 26 municípios, recebeu do Governo do Estado 4.360 doses da vacina, destas 504 foram enviadas a Três Passos para aplicação da primeira dose, já a segunda dose deve ser repetida em quatro semanas.

Nesta fase, na primeira subfase, serão vacinados os idosos institucionalizados, ou seja que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais de saúde que trabalham nestas instituições; ainda, receberão a vacina, os profissionais do Hospital de Caridade da UTI Covid, da Ala Covid e da radiologia; além destes, profissionais da Atenção Básica que trabalham diretamente no enfrentamento do coronavírus.

Segundo a coordenadora de vacinas, a vacinação será feita in loco, começando na quinta-feira, dia 21, pelo Hospital de Caridade e após às instituições que abrigam os idosos.

Ela ressalta que a população precisa ter calma e não deve procurar os postos de saúde neste momento. “Todo mundo será vacinado no seu tempo. O importante é não descuidarmos das medidas sanitárias e protocolos de segurança”, orientou.

Amanhã, dia 20 de janeiro, a enfermeira acompanhada do vice-prefeito, Pastor Ipê, estarão concedendo entrevistas as rádios, para dar informações à população. O cronograma será o seguinte: 8h40min, na Rádio Difusora AM; 9h40min, na Rádio 92 FM; e às 10h30min, na Rádio Passos.