Assistência Social presta conta dos serviços prestados no ano de 2020

12/01/2021 | Por: Elenara de Oliveira

Findado mais um ano de muito trabalho a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) apresenta um relatório dos serviços prestados no ano de 2020 para a comunidade trespassense.
Como é sabido a SMAS é composta por 4 equipamentos, Gestão, CRAS, CREAS e CCID - Centro de Convivência Irmã Dulce, sendo que devido a pandemia as atividades desenvolvidas no CCID tiveram que ser suspendidas e assim realizadas com outra dinâmica.

SERVIÇOS DA GESTÃO
A Gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social, no ano de 2020, através de seus servidores, realizaram, trabalhos administrativos de competência do setor, como reuniões, análise, prestações de contas, gestão de pessoal, alimentação de sistemas, confecção e encaminhamentos de processos administrativos, participação em licitações, pregão, sindicâncias, comissões entre outros.
A Gestão da SMAS realiza Gestão Financeira e Orçamentária; Vigilância Socioassistencial; Gestão de Informação, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho, outros serviços do órgão gestor
Já, com relação aos atendimentos ao público, foram realizados os seguintes atendimentos na Gestão:
• 821 atendimentos para auxilio emergencial;
• 417 atendimentos para encaminhamentos do INSS;
• 42 atendimentos para benefício eventual
• 16 atendimentos para informações;

SERVIÇOS DO CENTRO REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O CRAS, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, desde a declaração pela Organização Mundial da saúde – OMS, em 11.03.2020, que passou a orientar a necessidade de que governos deviam trabalhar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável, e após o reconhecimento do Estado de Calamidade pelos três entes federativos, passou a adaptar suas atividades e ações levando em consideração a necessidade de cuidados específicos e de isolamento social para contenção do contágio.
Mesmo assim, o CRAS não deixou de realizar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, sempre atendendo a população, tanto remotamente, quanto presencial, bem como, dentro de suas possibilidades e limitações continuou realizando atividades de grupo, dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Todas as atividades e ações continuaram acontecendo, porém, todas com adaptações recomendadas pelas autoridades de saúde.
Desta forma, foram realizados pelo CRAS neste ano de 2020: 1.958 atendimentos técnicos individuas e psicossociais; 767 visitas domiciliares, na sua maioria para entrega de cestas básicas a população. Foram atendidas 269 famílias dentro da Campanha do Agasalho, beneficiando 1.076 pessoas. Foram encaminhados 26 Benefícios de Prestação Continuada – BPC LOAS, realizado atendimento de 340 demandas oriundas do INSS; 112 encaminhamentos de solicitação de 2ª via de documentos, dentre outros.
Foram entregues pelo CRAS, de acordo com o Plano de Contingência para enfrentamento ao coronavírus 1.009 cestas básicas, dentre as cestas concedidas pela Prefeitura e as cestas recebidas de doação da população e entidades do Município, dentro do período de 30.03.2020 à 30.11.2020.
Estão acontecendo atividades remotas com 09 grupos do SCFV e PAIF, que englobam crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
O Plano de Contingência permitiu demonstrar todo compromisso sobre as ações necessárias para passarmos por este período, atuando incisivamente e solidificando o papel da política Pública de Assistência Social como atividade essencial e estruturante para toda a população e para o conjunto das demais Políticas Públicas.

SERVIÇOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O CREAS também não parou de acompanhar as famílias no período de pandemia, tampouco de acolher as novas situações de violação de direitos encaminhadas para este serviço, realizando atendimentos e visitas domiciliares adotando o protocolo de distanciamento e cuidados necessários a prevenção do COVID 19.
Nos meses de março e abril as técnicas trabalharam na avaliação e concessão do auxílio alimento devido a pandemia, com participação ativa na entrega em domicílio das cestas básicas concedidas.
• 1.330 atendimentos realizados
• 358 visitas domiciliares
• 72 famílias acompanhadas

CADÚNICO E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
O Setor de Cadastro Único e Programa Bolsa Família, executado dentro CRAS, conta atualmente conta com 2.072 cadastros ativos no Cadastro Único e 628 famílias no PBF - Programa Bolsa Família, tendo atendido um total de 1.170 famílias neste ano, das quais, foram 320 novos cadastros. Mantemos também um registro atualizado anualmente com os internos dos 3 lares de idosos de Três Passos demonstrando nossa atenção a esse grupo específico.