Secretaria da Agricultura realiza ações para amenizar reflexos da estiagem

26/11/2020 | Por: Elenara de Oliveira

- Mais de 1,63 milhões de litros de água foram entregues neste período e prejuízos somam R$ 15,68 milhões na pecuária e agricultura –

A chuva que ocorre em Três Passos e região nesta quinta-feira é uma excelente notícia, principalmente para os agricultores que vem sofrendo com a estiagem.

Para amenizar a agonia do meio rural, a Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos vem realizando várias ações de enfrentamento ao período de seca, entre elas, o Decreto de Emergência, que aguarda a homologação do Governo do Estado.

Conforme laudo da EMATER, os prejuízos se deram na produção de leite que somam R$ 754.650,00, no milho grão safra normal R$ 12.940.200,00 e no milho silagem R$ 1.984.500,00. Totalizando R$ 15,68 milhões de prejuízos na agricultura e pecuária.

Confira as ações deste período de estiagem, de acordo com informações da Secretaria de Agricultura:

• As entregas de água começaram de forma mais intensa a partir do dia 19/10/2020;
  • Município Decretou situação de emergência no dia 11/11/2020, através do Decreto nº104/2020;
  • Desde o dia 19/10/2020 foram entregues 272 cargas de água, o que equivale a 1,63 milhões de litros de água;
  • Para auxiliar no enfrentamento o Corpo de Bombeiros de Três Passos disponibilizou caminhão e efetivo para auxiliar na entrega de água;
  • A água está sendo entregue para sedentação animal e para consumo humano;
  • As regiões mais afetadas são localidade de Santo Antônio e Árvore Seca;
  • Após a homologação do decreto de emergência o Município vai credenciar pessoas físicas ou jurídicas que queiram prestar serviço de entrega de água.