Município adota nova modalidade de testagem

22/07/2020 | Por: Elenara de Oliveira

- Tempo de testagem cai dos atuais 14 para cinco dias –

A Prefeitura Municipal de Três Passos inicia a terceira fase de ações para enfrentamento da pandemia de coronavírus. Entre estas ações, está a mudança na metodologia de testagem para o RT PCR, possibilitando diminuir o tempo de espera de 14 dias como acontece no teste rápido, para cinco dias nesta nova modalidade.

O anúncio foi realizado pelo prefeito Municipal, José Carlos Amaral, durante reunião com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, no Gabinete, na manhã desta quarta-feira, dia 22 de julho.

Ele informou que deve estar chegando na semana que vem 500 testes PCR, adquiridos pelo município para a testagem. “Estamos entrando em uma nova fase de combate à Covid-19, com a intensificação de busca ao caso positivo para que possamos isolá-lo e, com isso, interromper a corrente de disseminação do vírus”, esclareceu o prefeito.

O equipamento de testagem foi adquirido pelos municípios através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISA) e, em parceria com a Unijuí, no laboratório da universidade, será realizada a análise e diagnóstico dos exames, onde os resultados voltarão ao município em um prazo máximo de 72 horas.

Para desenvolvimento da parte técnica da nova testagem, a Prefeitura designou a enfermeira, Fancieli Gelain, que faz parte da equipe da Unidade Sentinela, para treinamento de coleta do swab, que é o material utilizado para fazer o diagnóstico do exame RT PCR.

Conforme explica a enfermeira, a coleta é realizada no quinto dia de início dos sintomas do paciente. Ela considera que a realização dessa nova modalidade de testes é importante, tendo em vista, que o paciente não vai mais precisar esperar tantos dias para realizar o exame como vinha acontecendo com o teste rápido, podendo tomar providências e cuidados imediatos, de acordo com o diagnóstico.

O RT PCR é chamado de ‘exame ouro’ dentro da testagem para Covid-19, pois detecta o vírus com maior precisão. O exame, já vinha sendo realizado pelo Município em casos específicos e, em menor quantidade, os quais eram fornecidos pela 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e eram enviados ao Laboratório Central do Estado (LACEN), em Porto Alegre.

Essa nova fase em que o município está entrando, foi amplamente utilizada por países como Coréia do Sul e Japão.

Três Passos está hoje, com 14% da população testada, no entanto, de acordo com o planejamento da gestão, informa o prefeito, a meta é testar 25%, ou seja, “uma em cada quatro pessoas do município serão testadas até o final desta fase”.