Prefeito de Três Passos define juntamente com a Secretaria de Saúde e Unidade Sentinela metodologia da nova fase de testagem

30/07/2020 | Por: Elenara de Oliveira



No dia 29 de julho, o prefeito, José Carlos Amaral, esteve reunido com a equipe da Unidade Sentinela para tratar da metodologia desta nova fase de testes implantada no município.

Através de amplo estudo técnico de gestão da testagem populacional como estratégia de combate à Covid-19, o prefeito, apresentou sugestão da metodologia a ser adotada nesta nova fase, sendo que, a equipe corroborou critérios pré-estabelecidos, uma vez que os mesmos estão embasados no preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A metodologia consiste em:

1)    Grupo de Prioridade Absoluta: realizar a testagem em indivíduos com sintomas, neste caso, o tempo de espera pela realização do exame caiu dos atuais 14 dias para apenas 05 dias.

2)    Segundo Grupo Prioritário: indivíduos que mantiveram contato próximo com indivíduos positivos (apresentando ou não sintomas).

3)    Testagem da Verificação da Incidência/prevalência da Covid-19: esta testagem consiste em uma verificação aleatória de indivíduos de um determinado grupo e tem como objetivo monitorar a velocidade de avanço da contaminação.

Em breve será iniciada a testagem de indivíduos pertencentes aos serviços públicos (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Agentes Penitenciários e Servidores da Prefeitura). Na sequência, esta metodologia será estendida para outros grupos que não tiveram suas atividades possíveis de serem interrompidas (Bancos, Mercados, Lojas, Postos de Combustíveis, entre outras).

Para a primeira etapa, desta nova fase de testagem, foram adquiridos 500 testes tipo RT PCR, sendo que a meta agora, é chegar ao equivalente a 25% da população testada, colocando Três Passos entre os municípios que mais testaram no Estado e, seguramente, no Brasil todo.

 

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 13/12/2024

Confirmados

42
Recuperados

16
Ativos

42
Hospitalizados

0
Aguardando Resultado
0
Óbitos

0