Covid-19: uma batalha de todos nós!

04/07/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Desde o início da pandemia de coronavírus, que mudou radicalmente a vida das pessoas em todo o mundo, a Administração Municipal de Três Passos vem desenvolvendo inúmeras ações com o objetivo de combate e enfrentamento à doença no município.
Das ações, podemos destacar, entre tantas, as principais:

1 UNIDADE SENTINELA: Uma iniciativa pioneira, criada no dia 23 de março, pela Administração Municipal para atender exclusivamente os casos suspeitos de coronavírus no município, tornando-se referência para região no enfrentamento da pandemia. Há 101 dias, a unidade processou mais de 7.300 atendimentos, 290 visitas domiciliares e, hoje, até o meio-dia, 555 notificações negativas, 390 notificações positivas, destes 211 alta-curados.

2 BARREIRAS SANITÁRIAS: As barreiras foram realizadas de 1º de abril a 07 de maio, com o objetivo de prevenir e orientar as pessoas. Neste período de funcionamento, a iniciativa registrou a média diária de 4.291 veículos entrando por dia na cidade, nos três acessos principais. Somente no mês de abril, adentraram em Três Passos veículos vindos de 230 municípios diferentes, a maioria de cidades vizinhas e alguns vindos de outros Estados.

3 PULVERIZAÇÃO COSTAL: A pulverização costal foi realizada em lugares estratégicos, locais públicos e área comercial da cidade, onde foi aplicado um desinfetante à base de amônia, que é usado no mundo inteiro em ações de dedetização.

4 PLANOS DE CONTINGÊNCIA: As ações realizadas pelo município, também são norteadas por Planos de Contingência criados para área da Saúde, Assistência Social, Educação e Finanças.

5 REUNIÕES: Inúmeras reuniões foram realizadas com diferentes setores do município, para tanto da medidas a serem adotadas, quanto sobre recomendações para prevenção e controle da infecção pelo novo coronavírus.

6 LIVES: Buscando dar transparência aos atos públicos das questões relacionadas a pandemia, a gestão municipal tem realizado transmissões ao vivo para orientar e atualizar à população da situação epidemiológica do município e das ações de enfrentamento.

7 DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS: A distribuição de cestas tem possibilitado ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social em decorrência da pandemia. Já foram entregues até o momento, 660 cestas básicas da Assistência Social e, 125 do Banco de Alimentos, sendo estas doadas pela comunidade e entidades. São mais de 2.300 pessoas alcançadas pela iniciativa.

8 AGENTES CIVIS: O programa implantado, contratou 10 agentes civis, os quais tem o papel de desenvolver um trabalho educativo e de conscientização, fiscalizando e orientando à população e os estabelecimentos comerciais sobre as medidas sanitárias.

9 RECEBIMENTO DE LEITOS: A Administração Municipal gestionou junto à JBS leitos clínicos hospitalares, a partir do Programa Nacional da empresa, os quais foram doados ao Hospital de Caridade, somando esforços no enfrentamento da pandemia.

10 TESTAGEM DA POPULAÇÃO: Uma das melhores estratégias encontradas pela gestão municipal, que é reconhecida pela OMS, para enfrentar a pandemia é testar, rastrear e isolar a sua população. Nesse sentido, vem se dedicando intensamente na testagem, o que permite uma melhor segurança na condução do trabalho realizado.

11 ACOMPANHAMENTO DA TESTAGEM DA JBS: Desde que a empresa JBS iniciou a testagem dos funcionários, a Secretaria Municipal de Saúde tem acompanhado esta importante medida, orientando e supervisionando todo o processo.

12 AVALIAÇÃO DAS AÇÕES: Planejadas, executadas, mas também avaliadas. Assim a Administração Municipal conduz todo o trabalho que está sendo realizado pelo município, realizando encontros de avaliações das medidas e ações.