Unidade Sentinela: 100 dias de trabalho no enfrentamento à Covid-19

03/07/2020 | Por: Elenara de Oliveira

A Unidade Sentinela está há 100 dias na linha de frente no combate da Covid-19, em Três Passos. Durante este período foram processados mais de 7.300 atendimentos, 290 visitas domiciliares e, hoje, até o meio-dia, 546 notificações negativas e 382 casos positivos de coronavírus no município.

Uma iniciativa pioneira, criada no dia 23 de março, pela Administração Municipal de Três Passos para atender exclusivamente os casos suspeitos de coronavírus no município, tornando-se referência para região no enfrentamento da pandemia.

O prefeito Municipal, José Carlos Amaral, ressalta que, a Unidade Sentinela, uma ação pioneira entre tantas outras implementadas pelo município, que foi pensada no início da pandemia, se constituiu numa das principais estratégias de enfrentamento e combate da Covid-19 no município.

Nesse sentido, continua explicando o prefeito, toda uma estrutura física e de pessoal, seguindo todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) foram adotados para configurar o local de atendimento. “A partir da pandemia e da necessidade de criação da Unidade Sentinela, precisamos reorganizar todo o setor de saúde do município”, salientou.

Os 100 dias de atuação da Unidade Sentinela, são marcados por inúmeros momentos vivenciados diariamente, desde quando começa o atendimento via central, quanto das visitas domiciliares, da testagem, do rastreamento ao isolamento, até a recuperação dos pacientes.

ℹ️PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO

O atendimento da Unidade Sentinela se inicia pela triagem realizada por meio de aplicativo de WhatsApp ou contato telefônico, momento em que a equipe faz uma série de perguntas para identificar o paciente.

Durante o atendimento online o paciente recebe orientações referentes ao tratamento para a sintomatologia (quando necessário) e às medidas de higiene e distanciamento social que devem ser adotadas (dormir em quarto sozinho, não compartilhar utensílios, chimarrão, toalhas, almoçar em outro ambiente dos demais moradores, permanecer com uso de máscara mesmo em casa quando em contato com a família, não receber visitas).

Após a triagem, a equipe avalia as informações repassadas e faz novo contato com o paciente, informando a data do agendamento, bem como enviando o Termo de Isolamento que inicia na data do contato e vai até o dia do teste. “Caso o paciente teste positivo, o termo é ampliado até a data da avaliação da alta médica, que depende da sintomatologia de cada paciente e de seus familiares”, salienta a coordenadora.

Desde o primeiro contato, o paciente recebe a orientação de acionar a Unidade Sentinela diariamente para informar sobre sua evolução. Da mesma forma, é orientado que, caso seus sintomas se agravarem, deve informar a Unidade Sentinela imediatamente que, após análise prévia, pode deslocar equipe médica até a casa do paciente para visita domiciliar.

“Caso o agravamento dos sintomas ocorra fora do horário de funcionamento da Unidade, o paciente deve se dirigir ao plantão do Hospital de Caridade, no local específico para COVID-19, comunicando, de imediato, ser paciente com caso suspeito ou confirmado, para que a entidade adote os procedimentos adequados”, explica a enfermeira.

A visita domiciliar é realizada após avaliação da equipe de profissionais de saúde, composta por médicos e enfermeiras, para os casos identificados como graves. A equipe de saúde também realiza teleatendimento, se assim for necessário e indicado. O teleatendimento segue o mesmo padrão do online, sempre que a equipe médica detecta sinais de gravidade ou necessidade de uso de medicação se desloca até a casa do paciente para realizar atendimento presencial.

A Unidade Sentinela atende apenas presencialmente com horário marcado, sendo o recomendado é o contato telefônico, onde são feitos todos os procedimentos iniciais. Entre as linhas disponíveis estão os números: (55) 3522 0444, (55) 99938 4355, (55) 99710 0066 e o (55) 996497542.

❇️UMA EQUIPE INCANSÁVEL

Para atender toda a demanda, a dedicação ao trabalho pela equipe da Unidade Sentinela é praticamente integral. São 21 pessoas - composta por médicos, enfermeiras, auxiliares administrativos, motoristas e auxiliares de serviços gerais – que atuam todos os dias, de segunda a segunda, das 7h30min às 17horas, na sede localizada onde funcionava a ESF Érico Veríssimo.

Sobre o trabalho realizado pela equipe, a coordenadora, ressalta que: “exige de todos dedicação integral, é exaustivo física e mentalmente, vivemos mais aqui na Unidade do que com a nossa família, tornou-se o nosso segundo lar e os pacientes nossa segunda família. Nos emocionamos com as histórias de superação que presenciamos e com as lamentáveis perdas que tivemos. Estamos aqui todos fortes, unidos como nunca e determinados a seguir em frente, apesar do medo do que ainda teremos que enfrentar, mas entendemos que cada dia é único”, finaliza ela.

Durante a semana, fazem parte da equipe sentinela: as enfermeiras Tavana Lorenzon (coordenadora), Fancieli Gelain e Rejane Ceolin Schmidt; as médicas Lilia Nunes e Bruna Zimmer dos Santos; da parte administrativa e de atendimento, Fábio Bucnher, Sandra Schmidt, Marla Kretschmer, Maristela Alves e Silvia; dos serviços gerias, Erci Jungkenn e Idamara Carvalho; os motoristas Magnos Paplowski e Alexandre Morgenstern. Já nos finais de semana, os médicos Marcelo Konrad, Marconi Lira, José Carlos Borges Nunes e Aline Ávila; e as enfermeiras Lucia Barros e Andreia de Oliveira.