Desde o início da pandemia, cestas básicas já beneficiaram 745 famílias trespassenses

17/06/2020 | Por: Elenara de Oliveira

A Secretaria Municipal de Assistência de Três Passos tem realizado semanalmente a entrega das cestas básicas adquiridas com recursos próprios da municipalidade, conforme Plano de Contingência e Ação, elaborado para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social em decorrência da pandemia de coronavírus.

Conforme informações do último relatório de transparência da Assistência Social, até o presente momento, foram entregues 104 cestas básicas do Banco de Alimentos, as quais são oriundas das doações recebidas da comunidade em geral e, outras 641, adquiridas com recursos próprios da municipalidade. No entanto, do Banco de Alimentos mais as da Assistência Social, soma um total geral de 745 cestas básicas doadas, que beneficiaram a população vulnerável neste período de pandemia.

Segundo a assistente social, Cassiane Franck, as cestas básicas foram concedidas levando em consideração o Plano de Contingência e os critérios estabelecidos pela equipe técnica, , baseados na legislação vigente, tendo em vista a situação de calamidade pública pela qual o município passa.

Ela ressalta que “o Conselho Municipal de Assistência Social, formado por membros da comunidade, tem conhecimento de todas as ações do Plano de Contingência, pois todos os meses, é repassado remotamente aos mesmos, o Relatório das ações desenvolvidas”. O objetivo, complementa a assistente social, é dar segurança e transparência a todas as ações desenvolvidas pela pasta.

De acordo com a população total do município, 23.905 habitantes (IBGE 2019), estima-se que a Secretaria Municipal de Assistência Social já alcançou, desde o início da pandemia, levando em consideração as cestas básicas doadas, 9,40% do contingente populacional, totalizando aproximadamente 2.400 pessoas.

A psicóloga da Assistência Social, Graciela Lauermann, ressalta que com todas as ações executadas pela pasta, que vão muito além da doação de cestas básicas, os objetivos propostos no Plano de Contingência, estão sendo alcançados com êxito. “Graças ao trabalho pautado por um planejamento sério e transparente, os objetivos, entre eles, o de reduzir o impacto negativo do avanço da Covid-19 na população de baixa renda, urbana e rural de Três Passos, estão sendo alcançados”, afirma a técnica.

Na avaliação da secretária Municipal de Assistência Social, primeira dama Fabiane Amaral, o trabalho realizado pela pasta envolve uma equipe técnica qualificada, que está comprometida em fazer acontecer as políticas públicas sociais para beneficiar aqueles que realmente necessitam.

Sempre, não apenas neste momento específico de pandemia, a Secretaria Municipal de Assistência Social através da Gestão, do CRAS e do CREAS, tem buscado assegurar a população de baixa renda, políticas públicas que atendam os anseios e necessidades, através de inúmeras ações.