Transmissão ao vivo atualizou a situação epidemiológica

15/06/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Na manhã desta segunda-feira, dia 15 de junho, o prefeito José Carlos Amaral, juntamente com a enfermeira Cássia Maya, coordenadora da Unidade Sentinela, e a médica Lilia Nunes, atualizou a situação epidemiológica do município.

A atualização foi ao vivo, através de Live, pela rede social Facebook, onde o prefeito iniciou destacando que todas as ações realizadas pelo município são norteadas por Planos de Enfrentamento à Covid-19, que perpassam as áreas da Saúde, Assistência Social, Educação e Fiscal e Tributária.

Ainda, o prefeito salientou a importância da testagem que o município vem fazendo, mecanismo que dá melhores condições para enfrentar a doença, dando propriedade para orientar as pessoas ao isolamento e possibilitando frear o contágio.

“Acredito que Três Passos, diante de outros municípios, tem um número mais próximo da realidade, nos dando a testagem mais segurança na tomada de decisões”, afirmou, fazendo novamente um apelo à comunidade trespassense: “não é hora de baixarmos a guarda, é sim, importante, que a população fique alerta e continue com os cuidados e medidas de prevenção necessários”, disse.

Já a doutora Lilia, falou da complexidade da doença, da importância do isolamento de casos positivos e contatos, e ainda, enfatizou os cuidados no isolamento entre os entes do domicílio. Ela foi enfática ao dizer que “o distanciamento social é a medida mais certa para se combater a doença”, reforçando a necessidade do uso de máscara, álcool em gel e álcool 70% para higienização do ambiente e a união de forças para vencermos essa luta.

A coordenadora da Unidade Sentinela informou que até o momento foram 4.308 atendimentos e que dos 114 casos positivos, 81 estão curados, 32 estão em isolamento domiciliar para recuperação. Ela informou ainda que 101 pessoas aguardam para fazer o exame, ou seja, são casos suspeitos que devem obedecer ao prazo correto da coleta para diagnóstico preciso da doença.

Três Passos agora está com três casos internados no Hospital de Caridade, sendo destes: dois casos positivos na UTI, sendo que um deles está em estado grave; já o outro, é tido como caso suspeito, estando internado na Ala Covid-19 e aguarda resultado do exame.

O município de Três Passos registrou os primeiros três casos da doença no dia 29 de abril, no entanto, ainda em fevereiro, quando do diagnóstico do primeiro caso no Brasil, começou o planejamento de ações para enfrentamento da pandemia de coronavírus.