Força tarefa contra a dengue

29/05/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Uma força tarefa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica, agentes de saúde e de combate a endemias, que conta o reforço do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVES) e 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, está sendo realizada em Três Passos.

As ações tiveram início no dia 25 de maio e seguem até amanhã, dia 30, com continuidade dos trabalhos na próxima semana. O objetivo é combater o mosquito Aedes aegypti,causador da dengue e zika vírus, e também, transmissor da chikungunya. O município está com 443 casos confirmados de dengue e 04 de zika vírus.

Da força tarefa, constam as seguintes ações:

Inicialmente uma reunião foi realizada entre a Secretaria de Saúde, CEVES e 19ª CRS, para diagnóstico da situação e estabelecimento das ações. Além de ações de campo, o grupo também realiza um diagnóstico das razões que motivaram o surto da doença este ano no município, e definir um planejamento de ações para os próximos meses, com intuito de evitar que o mesmo ocorra na próxima temporada de verão.

Outra reunião também aconteceu juntamente com o Comitê Municipal de Combate à Dengue, ocasião em que foram estabelecidos alguns encaminhamentos, como a necessidade da revisão da legislação vigente, campanha de sensibilização junto à comunidade, reforço no número de agentes, entre outros pontos.

Para os trabalhos, 15 duplas foram formadas para a realização de visitas domiciliares de fiscalização e orientação, com foco nos bairros Pindorama e Padre Gonzáles, onde estão concentrados o maior número de casos confirmados de dengue e de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, neste ano de 2020.

Estão sendo verificados locais de coleta e armazenamento de água, como caixas d’água, cisternas e calhas, e demais pontos de água parada. A orientação é para que os agentes no mesmo momento em que verificarem essas ocorrências, juntamente com os moradores, eliminem qualquer ponto que contenha água parada e que possa ser foco para desova e procriação de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Os agentes também estão reforçando as orientações educativas para os moradores, sobre os cuidados básicos em seus terrenos e casas.

Nos cemitérios também estão ocorrendo um trabalho de fiscalização especial.

Seguem sendo realizadas as aplicações de fumacê (tanto costal pela Prefeitura quanto de camioneta pela 19ª CRS), também com foco nos bairros Pindorama e Padre Gonzales. Ação esta, que será ampliada para os demais bairros ao longo dos próximos meses.

📍Amanhã, dia 30, a partir das 06h30min, continua a realização de fumacê no Bairro Padre Gonzales, nas Ruas João de Deus Mena Barreto, Tenente Prudente Costa e Propicio Mena Barreto.