Barreiras Sanitárias tiveram papel importante no início de enfrentamento à pandemia de coronavírus

25/05/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Uma das ações de enfrentamento à pandemia de coronovírus implantada em Três Passos, foi a realização das Barreiras Sanitárias Educativas, que foram substituídas, após reconhecimento de transmissão comunitária da doença, pelos Pontos de Apoio e Informação.

As barreiras foram realizadas de 1º de abril a 07 de maio, com o objetivo de prevenir e orientar as pessoas sobre a pandemia de coronavírus, ocasião em que era verificada a temperatura, procedência dos veículos e procedidas orientações quanto as medidas preventivas.

Neste período de funcionamento, a iniciativa registrou a média diária de 4.291 veículos entrando por dia na cidade, nos três acessos principais, ou seja, no trevo de acesso da Avenida Ijuí, junto ao Parque de Máquinas; no acesso pelo viaduto, na Rua José Coutinho, em frente ao Mercado Heller; e no trevo de acesso da Avenida Costa e Silva, em frente da Klein Bebidas.

Somente no mês de abril, adentraram em Três Passos veículos vindos de 230 municípios diferentes, a maioria de cidades vizinhas e alguns vindos de outros Estados, como Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo.

Conforme ressalta o prefeito Municipal, José Carlos Amaral, para aquele período as barreiras sanitárias cumpriram seu objetivo, sendo uma medida importante adotada de prevenção ao novo coronavírus. Ele avalia que após o reconhecimento da transmissão comunitária, a ação perdeu a efetividade, sendo o momento de entrar em funcionamento os Pontos de Apoio Educativos, para qualificar informações e medidas à população.

Ainda, no período de realização das barreiras, mais de 100 pessoas apresentaram temperatura acima de 37,5ºC e receberam orientação e acompanhamento da Unidade Sentinela.