Três Passos confirma mais cinco casos de coronavírus no município

02/05/2020 | Por: Elenara de Oliveira

Dados foram divulgados neste sábado (02) pelo prefeito. Agora, Três Passos tem 12 casos confirmados da doença.

Muito preocupado com o avanço rápido no número de casos de coronavírus em Três Passos, o prefeito, José Carlos Amaral, voltou novamente a fazer uma transmissão via facebook, às 18h15min, deste sábado, 02 de maio, para atualizar e informar a população sobre a situação epidemiológica do município.

Ele divulgou que no dia de hoje, a Unidade Sentinela identificou mais cinco casos positivos da Covid-19. No total, a cidade agora já registra, 12 casos da doença, desde o dia 29 de abril.

Neste sábado, a Unidade Sentinela prestou 154 atendimentos, destes realizou oito coletas, onde cinco casos foram confirmados, sendo: uma mulher de 43 anos, e os demais, todos homens, com idades respectivamente de 42, 41 e os dois últimos casos de 47 anos.

Mais de 100 pessoas foram orientadas ao isolamento, entre familiares que são contatos diretos dos confirmados, e mais todos que tiveram contato com eles, mas que não são do núcleo familiar.

O prefeito ressaltou que o trabalho que a equipe da Unidade Sentinela vem fazendo, de mapeamento dos casos, está permitindo salvar vidas. “Mapear os casos, colocando em isolamento os contatos, está sendo uma grande estratégia, para que a gente consiga diminuir a curva de contágio, permitindo segurança aos pacientes e minimizando os efeitos de contágio entre a população”, disse o gestor municipal.

Ele fez mais uma vez um apelo à população: “estamos fazendo um trabalho, onde precisamos contar com a colaboração de toda a comunidade, com boas vibrações, empatia, respeito e boas atitudes”.

Desde o dia 26 de fevereiro, quando foi confirmado o primeiro caso no País, a Prefeitura de Três Passos vem se mobilizando, através de ações, como pulverização, barreiras sanitárias educativas, fiscalização, decretos com medidas de funcionamento aos estabelecimentos comerciais, uso de máscaras, entre tantas outras, para o enfretamento da pandemia.

Durante o pronunciamento, o prefeito José Carlos foi enfático ao dizer que “estamos primeiro pensando na saúde das pessoas e depois na economia, no entanto, a condição para o funcionamento do comércio está atrelada à situação epidemiológica”, alertou, conclamando para que a população de um modo geral, diminua a circulação, mantenha o distanciamento social e siga todas as medidas e regras de prevenção.

“Hoje, por exemplo, recebemos denúncia com fotos de pessoas jogando futebol, bocha e fazendo jogatina, além de famílias inteiras indo ao mercado. Precisamos entender, de uma vez por todas, que este não é o momento para este tipo de atitude”, alertou o prefeito.

A Administração Municipal de Três Passos vai estar reforçando as recomendações através do lançamento de uma Cartilha com protocolos para a população em geral, para o transporte de pacientes da Saúde, para motoristas de caminhões, freteiros, representantes comerciais e congêneres, recebimento de visitas, higienização de objetos de utilização pessoal e do uso de máscara.

Esta publicação deve ser lançada na próxima segunda-feira, dia 04, e será distribuída via imprensa, internet e meios eletrônicos